ARTICULISTAS

Previdência Social

Quando trabalhei como diretor de uma empresa, depois de fazer um acerto com um representante

Mário Salvador
Publicado em 18/11/2014 às 20:31Atualizado em 17/12/2022 às 02:40
Compartilhar

Quando trabalhei como diretor de uma empresa, depois de fazer um acerto com um representante comercial, ele separou uma nota de dez cruzeiros (moeda da época) para pagar a prestação da casa própria, adquirida pela Previdência Social. Confesso que, até então, eu desconhecia esse tipo de financiamento de imóvel. O fato é que era possível à Previdência viabilizar a prestação de serviços especiais como esse aos vinculados ao sistema, porque havia poucos aposentados em relação à massa de contribuintes. A Previdência também prestava assistência médica, na agência do INPS. O sistema cobria até cirurgias, se fosse o caso. De madrugada, começava a se formar uma enorme fila de usuários em busca de atendimento, na frente do INPS. Havia quem, por trocados, segurasse lugar na fila para outros. Essa fila me inspirou a escrever a poesia A Fila da Agonia, relatando o drama dos pacientes.

E era possível aposentar-se bem, pagando pouc como o cálculo desse valor considerava os últimos doze meses de contribuição, no último ano podia-se pagar sobre dez salários, aposentando-se com esse valor. Optando por aposentar-se por idade, com trinta anos de contribuição, o contribuinte recebia 80% da aposentadoria integral.

Além de corrigir esses problemas, a Previdência tornou-se mais cuidadosa na concessão da aposentadoria. E hoje, para pagar benefícios, como afastamento por doença ou acidente, submete o beneficiário a exame médico periódico rigoroso.

Modificações na concessão da pensão por morte (com a qual, em 2013, gastaram-se R$ 76 bilhões), como diminuição do tempo e forma do benefício, também estão em estudo. Assim sobrará dinheiro para a Previdência ou o Tesouro Nacional, que mantêm seus quase 40 ministérios.

Como se não bastasse ao trabalhador o serviço que tem à frente; é preciso que ele esteja atento à Previdência para não ter mais surpresas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por