ARTICULISTAS

A 28 quilômetros de Pardinho

Muitos diante do título acima não o identificam de pronto, mas quem tem ascendência rural

João Eurípedes Sabino
Publicado em 14/11/2014 às 20:40Atualizado em 17/12/2022 às 02:42
Compartilhar

Muitos diante do título acima não o identificam de pronto, mas quem tem ascendência rural se lembra logo das frases: “Eu tinha um companheiro por nome de Ferreirinha / Nóis lidava com boiada desde nóis dois rapaizinho”. Quem fez o poema? Adauto Ezequiel (Carreirinho). Quem se celebrizou ao interpretá-lo?: Tião Carreiro e Pardinho.

Segundo a música, tudo se deu quando dois companheiros foram buscar um boi brabo no Campo do Espraiadinho, situado a 28 quilômetros da cidade de Pardinho, rincão paulista onde está o berço da nossa música caipira. Chegando ao tal Campo cada amigo seguiu pra um lado e, passado um longo tempo, desapareceram: Ferreirinha, o seu potro redomão e o tal boi arribado. Depois de longa procura, o amigo encontrou Ferreirinha numa restinga deitado. Ele tinha caído do potro e pelo chão foi arrastado.

Escreveu o poeta: o amigo rolou de seu cavalo com tamanha rapidez, chamou o companheiro por duas ou três vezes e notou que ele estava morto pela sua palidez. Depois de muito pensar só uma solução foi possível: parou seu cavalo embaixo duma árvore, usou o laço para suspender Ferreirinha, colocou-o na garupa e com o cabo do cabresto amarrou em suas costas aquele corpo gelado. Com o coração partido o amigo chegou ao povoado em torno da meia-noite, deixou Ferreirinha na porta da igreja e foi chamar o delegado. O final da história todo mundo conhece. Hoje ela é reproduzida na forma de gravações, livros, encenações teatrais, filmes, etc.

A cidade de Pardinho (SP), sediou nos dias 7, 8 e 9 de novembro o 6º FESMURP (Festival da Música Raiz de Pardinho), que tive a honra de assistir. O Brasil inteiro estava presente e a dupla Rey Gaspar & Majestade, em show à parte, emplacou bem o nome de Uberaba. Tião Carreiro, que completaria 80 anos em 13 de dezembro, teve o seu nome materializado em requintado troféu.

Ali avaliei que Uberaba, além de ter ótimos talentos, possui muitos pontos em comum com aquela cidade. É que aqui é o berço do Zebu e não falamos no assunto sem nos lembrarmos do homem do campo, suas aventuras, causos e o seu amor pela música de raiz, a nossa moda de viola. Negar isso é renegar nossas próprias origens.

Teremos nos dias 4, 5 e 6 de dezembro o diferenciado Festival Viola Encena, engenhado pela produtora Viola de Nóis, capitaneada pelo mestre Tarcísio Manuvéi e Polyana Oliveira Faria. Espero que o Cine Municipal Vera Cruz seja pequeno para abrigar esse evento apoiado em bom momento pela Fundação Cultural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por