ARTICULISTAS

O despertar da coragem

O medo é um grande paralisador de nossas vidas. Faz com que muito tempo seja perdido

Eliana Barbosa
Publicado em 07/11/2014 às 20:26Atualizado em 17/12/2022 às 02:50
Compartilhar

O medo é um grande paralisador de nossas vidas. Faz com que muito tempo seja perdido, na crença de que se tirarmos o objeto de receio, nossa vida será melhor, o que é um engano, porque a coragem verdadeira é agir, mesmo com medo. O grande vencedor, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é aquele que gosta de desafios, que é audacioso e corajoso; ele tem medos, como todo mundo os tem, mas não fica inerte, esperando o seu temor passar e sim,  enfrenta a situação, usando o seu medo como alimento para as suas realizações.

 Triunfa na vida quem busca a coragem que mora dentro de si mesmo e descobre quão grande é a sua força interna.

 Veja que fábula interessante, do camundongo medroso, que traz uma mensagem sobre a coragem que vem de dentro de nós e não das nossas aparências... “Era uma vez um camundonguinho cinzento. Ele morava na mesma casa que uma velha gata cinza, e morria de medo dela. ‘Eu seria tão feliz, se não fosse por essa gata velha!’, dizia. ‘Fico com medo dela o tempo todo. Bem que eu queria ser um gato.’ Uma fada escutou o camundongo, ficou com pena e transformou-o num gato cinza. No início, ele estava muito feliz. Mas, um dia, um cachorro saiu correndo atrás dele. ‘Puxa vida! Não é tão divertido assim ser um gato. Fico com medo dos cachorros o tempo todo. Bem que eu queria ser um cachorro grande.’  Novamente, a fada, com pena, transformou-o num cachorro grande. E ele ficou feliz de novo. Mas, um dia, ouviu um leão rugindo. ‘Ai, escutem só esse leão! Fico com medo só de ouvir. É, não é lá tão seguro ser cachorro, afinal. Como eu queria ser um leão... Acho que eu não ia ter medo de nada.’ E correu para a fada. E mais uma vez, a  fada, com pena, transformou-o num leão grande e forte. Um dia, um homem tentou matar o leão e ele foi procurar a fada.  ‘Por favor, me transforme em um homem, querida fada. Aí, não vou ter medo de ninguém.’ ‘Você virar homem!?’, gritou a fada. ‘Não; realmente não posso. Um homem deve ter um coração corajoso, e você tem coração de camundongo. Por isso, vai se tornar um camundongo de novo e ficar assim para sempre.’ E, assim dizendo, transformou-o de novo num pequeno camundongo cinzento, e ele saiu correndo de volta à sua velha casa...” 

Para despertar e libertar a coragem que há dentro de você, transcrevo aqui uma eficaz meditação para você repetir ao acordar e ao deitar, de autoria de Louise Hay: "A qualquer momento tenho a oportunidade de escolher o amor ou o medo. Em momentos de medo, lembro-me do sol. Ele está sempre brilhando, embora as nuvens possam obscurecê-lo por algum tempo. Como o sol, o Infinito Poder está eternamente emitindo sua luz sobre mim, mesmo que as nuvens dos pensamentos negativos possam obscurecê-la temporariamente. Escolho lembrar-me da Luz. Sinto-me seguro na Luz. E quando os medos vierem, escolho vê-los como nuvens passageiras no céu e os deixo continuar seu caminho. Não sou meus temores. É seguro para mim viver sem me proteger e defender o tempo todo. Quando sinto medo, abro o coração e deixo o amor dissolvê-lo."

(*) Life coach, psicoterapeuta, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora de livros no campo do autodesenvolvimento,  apresentadora de programas em TV e rádio, e ministra  palestras e cursos transformacionais no Brasil e nos Estados Unidos

Conheça melhor as suas atividades profissionais no site

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por