ARTICULISTAS

Estatísticas Interessantes

Estimativa da Federação Internacional de Diabetes aponta que até 2030

Sandra de Souza Batista Abud
Publicado em 06/11/2014 às 20:36Atualizado em 17/12/2022 às 02:51
Compartilhar

*Estimativa da Federação Internacional de Diabetes aponta que até 2030 o número de pessoas com diabetes será mais que 350 milhões – 15,5 milhões serão brasileiros. Obesidade, vida sedentária, envelhecimento da população, estresse e dieta inadequada, com gorduras e pobre em fibras, verduras, legumes e frutas, seriam os motivos para o aumento de casos. Alguns diabéticos precisam de injeções de insulina por toda a vida. O diabetes é causado pela falta total ou parcial de insulina (hormônio que queima a glicose) produzida pelo pâncreas. Quando isso acontece, a glicose não é absorvida pelas células e fica na corrente sanguínea, aumentando os níveis de açúcar e fazendo com que a pessoa entre em hiperglicemia. Se não for tratada, pode causar infarto, doença renal, cegueira, derrame, amputações e até a morte. No diabetes tipo I, o pâncreas para de produzir insulina porque o próprio organismo destrói as células beta que produzem essa substância. Já no tipo II, a insulina continua a ser produzida pelo pâncreas, mas há falha na produção, deixando-a em quantidade insuficiente para cumprir o seu papel. A dieta do diabético deve ser adequada. Deve cortar açúcar branco e sacarose do cardápio. A alimentação precisa ser rica em fibras, vitaminas e sais minerais e os carboidratos devem ser consumidos com moderação. Os alimentos dietéticos, sem excesso, estão liberados. O diabetes gestacional atinge até 4% das grávidas por volta da 24ª semana de gestação. Acontece porque a gestante desenvolve uma resistência à insulina por causa de substâncias produzidas pela placenta, elevando a taxa de açúcar no sangue. Nessa fase é preciso se cuidar direto para evitar complicações ao bebê, como hipoglicemia ao nascer. A doença tende a desaparecer logo após o parto. Estima-se que das pessoas com diabetes tipo II tenham a doença e não saibam.

*5 em cada 10 mulheres admitem tornarem-se chatas com a alimentação quando estão de dieta. De acordo com pesquisa de uma marca de alimentos americana, as mulheres prestam mais atenção nas embalagens e contam calorias de tudo.

*Dois museus brasileiros entraram na lista dos 25 melhores do mund o Instituto Ricardo Brennand, no Recife, que ficou em 17º lugar, e o Inhotim, no município mineiro de Brumadinho, em 23º lugar. A avaliação foi feita pelo TripAdvisor, portal de experiências turísticas do mundo, baseada na opinião de viajantes. A premiação elenca os museus que mais chamaram a atenção dos usuários nos últimos 12 meses. O Instituto de Artes de Chicago, nos EUA, ficou em 1º lugar.

*O mês de outubro de 2014 apresentou o maior saldo negativo para este referido mês, desde 1998. O Brasil importou mais do que exportou, com uma diferença de US$ 1,2 bilhão somente neste setor. O saldo da balança comercial acumula déficit de US$ 1,9 bilhão em 2014. A queda dos preços de produtos exportados e a diminuição da demanda é que provocaram esta situação tais como o preço do minério de ferro que caiu 40%, e as exportações para a Argentina que diminuíram em 27%.

(*) Psicóloga Clinica[email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por