ARTICULISTAS

Juca Inácio

Recentemente fui à Unidade Básica de Saúde Juca Inácio, nesta cidade, para ser vacinado

João Eurípedes Sabino
Publicado em 24/10/2014 às 20:45Atualizado em 17/12/2022 às 03:04
Compartilhar

Recentemente fui à Unidade Básica de Saúde Juca Inácio, nesta cidade, para ser vacinado. Ali me deparei na entrada com um aviso, escrito em letras garrafais, informando as datas de atendimento dos médicos especialistas em pediatra, clínica geral e ginecologia. Nos meus tempos idos o especialista era coisa rara nos postinhos de saúde. E ainda reclamamos da comodidade atual.

Enquanto esperava a minha vez para entrar nas agulhas, lancei o olhar sobre uma placa de vidro à direita de quem entra naquele local. Datada do dia 10/08/2010, tal placa marca a “REINAUGURAÇÃO” da unidade e estampa os nomes de: Juca Inácio, Antônio Augusto Anastasia (Governador), Paulo Mesquita (Prefeito em Exercício), Anderson Adauto (Prefeito Licenciado), Lourival dos Santos (Presidente da Câmara) e Valdemar Hial (Secretário de Saúde). Refleti sobre cada um deles e vivi ali a experiência seguinte:

Aquele elemento indicativo, embora estivesse limpo, apresentava pedaços de fita crepe deixados por algum cartaz fixado antes. Percebi que o visual da placa poderia ser melhorado e comecei minha ação perguntando à serviços-gerais D. Geralda Maria da Silva Venânci “A senhora sabe quem foi Juca Inácio?”. Ela disse que não.

Tomei o catálogo telefônico e mostrei aos presentes que o nosso conterrâneo Juca Inácio é triplamente homenageado em sua terra natal. Uma praça, uma alameda e aquele ambiente de saúde ostentam o seu nome. E acrescentei que o laureado é descendente direto de Major Antônio Eustáquio da Silva e Oliveira, fundador de Uberaba. Juca, dentre outras atribuições, foi Juiz de Paz por vários anos.

Ah!!! Agora sei de quem se trata o nosso patrono! Ouvi esta frase de diferentes formas. A enfermeira Eliane de Lacerda Damasceno não se fez de rogada; com flanela e álcool em mãos, fez a placa brilhar. Enquanto isso, Zilda Helena da Silva injetou-me vacinas contra: tétano, hepatite B e difteria. Miriane Sousa Brasão Lombardi, servidora administrativa, se juntou às colegas naquela deferência singela, porém extremamente justa dedicada a Juca Inácio.

Saí dali feliz por ver o “resgate” do homem que, não por acaso, mereceu tanta distinção em sua própria terra. Não só aquela UBS merece ter a foto do seu patrono, mas todas as outras, a exemplo de Virlanea Augusta de Lima no Jardim Maracanã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por