ARTICULISTAS

Cuidado com a teimosia

Você alguma vez já pensou no quanto a teimosia pode ter atrasado

Eliana Barbosa
Publicado em 26/09/2014 às 21:36Atualizado em 16/12/2022 às 03:52
Compartilhar

Você alguma vez já pensou no quanto a teimosia pode ter atrasado ou estar atrasando sua vida? Muitas pessoas não entendem a diferença entre persistência e teimosia:

PERSISTIR é ser constante e perseverar naquilo que você acredita ser o certo e o melhor. É algo que se faz com positividade, com fé, e certeza do sucesso.

TEIMAR também é insistir, obstinar, porém de uma forma negativa, porque está mais ligada a um capricho, a uma pirraça, a uma necessidade de autoafirmação, que geralmente leva ao sofrimento e à ruína.

Veja seu relacionamento afetivo, seu trabalho, suas amizades, sua família, e reflita:

Se você está vivendo um relacionamento afetivo “tóxico”, sufocante, que não lhe traz realização e que não leva felicidade ao seu parceiro, continuar neste relacionamento é teimosia, e não persistência, porque é buscar o sofrimento.

Por outro lado, se você tem uma empresa com dívidas, mas percebe que ela tem potencial para sobreviver, insistir na sua permanência é persistência e é altamente positivo. Neste caso, vale a pena perseverar!

Então, que você tenha muito bom senso para saber discernir onde está teimando e onde está persistindo em sua vida. Um bom sinalizador é: se você só visualiza dores e aborrecimentos no seu futuro, não buscar a mudança será teimosia. Mas se você - não com ilusões, mas com maturidade - consegue vislumbrar tempos melhores, então persista naquilo que você acredita.

Apenas fique atento a iss Muitas vezes, por causa de sua teimosia, você se apega a pessoas e situações que podem abalar sua autoestima e destruir seus sonhos. Chegou a hora de você se desapegar da dor e permitir mais prazer e felicidade em sua vida! Essa é uma decisão só sua!

(*) Psicoterapeuta, life coach, palestrante e escritora no campo do autodesenvolvimento, e apresentadora em TV e rádio

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por