CIDADE

Passeata marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Uberaba

A data foi instituída em defesa da saúde mental, com o fechamento de manicômios, a formalização de novas legislações e implantação de uma rede de saúde mental e atenção psicossocial

Tito Teixeira
Publicado em 18/05/2022 às 19:39Atualizado em 18/12/2022 às 22:30
Compartilhar

   

Usuários, familiares e profissionais da Rede de Saúde Mental participaram ontem das atividades (Foto/Divulgação)

Usuários, familiares e profissionais da Rede de Saúde Mental do Município participaram ontem de passeata por ruas da área central de Uberaba para destacarem o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. A concentração ocorreu na sede do Centro de Atenção Psicossocial Maria Boneca (Caps).

O trajeto passou pela rua Madre Maria José até a praça da igreja Santa Rita, seguindo pela rua Alaor Prata até a Praça Rui Barbosa. Além da passeata, o Movimento de Sensibilização da Luta Antimanicomial também promoveu apresentações artísticas e música ao vivo, no centro da cidade.

O Caps Maria Boneca funciona na Fundação Gregório Franklin Baremblitt com Serviço Especializado de Saúde Mental de média-alta complexidade, destinado ao cuidado de pessoas adultas com transtornos mentais graves e crônicos.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído no dia 18 de maio, em defesa da saúde mental, com o fechamento de manicômios, a formalização de novas legislações e a implantação de uma rede de saúde mental e atenção psicossocial.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta em favor dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que, como todo cidadão, estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru (SP), e a I Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por