ALTERNATIVA

MDB convoca reunião da executiva em surdina para discutir rumos do partido

Lídia Prata
Publicado em 29/07/2020 às 18:53Atualizado em 18/12/2022 às 08:18
Compartilhar

CASAMENTO SOB CONDIÇÃO

Tem condição o casamento entre o PSDB e o PDT. É o que revela o secretário geral do PDT, Manoel Rodrigues Neto. Ele deixa claro que o casamento com os tucanos só será validado se o “noivo” for Roberto Velludo.

Aliás, em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, Manoel falou com todas as letras que no PDT não há espaço para “lero-lero”. Segundo ele, enquantos “uns ficam por aí jogando conversa fora”, a ala do partido ligada a Roberto Velludo está trabalhando firme para ganhar a Prefeitura de Uberaba este ano. Comparando as eleições com campeonato de futebol, Manoel arriscou sua aposta: “Posso garantir que PDT e PSDB, juntos, já estão nas semifinais”.

CONVENÇÕES DEFINIDAS

Tanto o PSDB, quanto o PDT têm convenções municipais pré-agendadas para o dia 12 de setembro. Até lá a Pastora Regiane Isidoro e Roberto Velludo terão que “rebolar” para provar quem é o mais viável politicamente, para encabeçar a chapa majoritária.

MDB EM CRISE?

Convocada quase em surdina, reunião da executiva do MDB no fim da tarde desta quarta-feira trouxe à tona o eterno problema do partid como vai se apresentar nas eleições deste ano.

Segundo comentários de bastidores, a executiva tem sido pressionada a tomar posição, pois o tempo está passando e o MDB ficando só no “ora veja”.

NOME PRÓPRIO?

O presidente do Diretório municipal, Fabiano Elias, defende o lançamento de candidatura própria a prefeito e não esconde sua posição. Mas qual dos 4 nomes colocados seria o escolhido?

Consta que tudo caminha para que Luiz Dutra seja o cabeça de chapa, enquanto Luiz Medina, Marcos Jammal e Robertinho Indaiá deverão engrossar o “chapão” de candidatos a vereadores.

PELA LÓGICA

A situação do MDB é delicada. O partido trabalhou desde o princípio com uma lógica diferente dos demais e formatou uma chapa de pré-vereadores considerada pesadíssima, na qual estão incluídos 6 dos atuais detentores de mandato legislativ Samuel Pereira, Rubério Santos, Alan Carlos, Fernando Mendes, Ronaldo Amâncio e Luiz Dutra. Pois bem: tirando Luiz Dutra do páreo para ser candidato a prefeito, teoricamente os outros cinco acreditam que terão maiores chances de reeleição. Sem contar os estreantes e outros nomes fortes do partido, como Medina, Indaiá e Jammal.

Por outro lado, se o MDB não tiver candidato próprio e optar por coligação, certamente terá de dividir o seu tempo de TV e rádio com outro partido. Piora a situação dos pré-vereadores.

ISOLAMENTO POLÍTICO

Esta história de isolamento social provocada pela pandemia do coronavírus deve ter contaminado o MDB, porque, ao que tudo indica, o partido está cada vez mais isolado politicamente. Como não consegue resolver sua própria situação, terá dificuldades em fazer alianças, pois os demais partidos da base do governo Paulo Piau já estão se organizando. É o caso do PDT com PSDB, do DEM com PSL e PSD, e por aí vai.

DEFINIÇÃO

Interessante que o MDB ainda não sabe sequer se terá candidato próprio a prefeito, mas já definiu seu marketeiro para as eleições deste ano. Será o jornalista Chico Marcos, ex-braço direito do ex-deputado Narcio Rodrigues.

PROJETOS NO FOCO

Deputada federal Alê Silva (PSL) estará no Triângulo Mineiro nesta sexta-feira, e passará por Uberaba para reunião com lideranças e visita à UFTM. Na Universidade ela vai conhecer os projetos da área de pesquisa. Alê Silva é advogada, tendo se graduada pela Uniube.

FALTA DE JUÍZO

Relatório das ações da Patrulha Integrada da Secretaria de Defesa Social evidencia que o uberabense continua desafiando o perigo da Covid-19. No final de semana, foram vistoriados 88 estabelecimentos, e aplicadas 53 multas, das quais 30 por falta de uso de máscaras de proteção facial. Outras 17 autuações decorreram de aglomerações e consumação em bares e áreas públicas. Não ficou só niss a Patrulha Integrada registrou 6 ocorrências por festas em residências, com excesso de pessoas.

LIQUIDAÇÃO DEMORADA

Liquidante da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg) pediu 90 dias de prazo para encerrar o processo de liquidação da empresa, contados a partir do dia 1º de agosto. Abílio Eustáquio de Andrade Neto justifica à Procuradoria da Fazenda Nacional que encontra dificuldade para encerrar o processo, pois todos os empregados foram demitidos e os arquivos enviados ao Ministério da Agricultura. Portanto, a novela terá prorrogação de capítulos.

COMPASSO DE ESPERA

A propósito, o secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, acredita que a demora e a frustração dos leilões para venda dos ativos da Casemg em Uberaba são positivos. Para ele, se os imóveis voltarem para o patrimônio da União será mais fácil dar uma destinação útil tanto aos silos, para os quais há interesse da Certrim em contrato de arrendamento com opção de compra, quanto do terreno remanescente, que poderá ser arrendado para o Porto Seco.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por