ALTERNATIVA

Secretário promete intensificar fiscalização às agências bancárias

Lídia Prata
Publicado em 15/06/2020 às 18:35Atualizado em 18/12/2022 às 07:07
Compartilhar

FISCALIZAÇÃO NELAS!

Saldo da segunda-feira: duas agências do Banco do Brasil fechadas por descumprimento das normas sanitárias previstas no Decreto 5.555/2020. O fechamento decorreu de ação conjunta do Procon e Departamento de Posturas da Prefeitura, que lacrou as agências da Elias Cruvinel e a da Guilherme Ferreira. Os fiscais esperaram que os clientes realizassem as operações bancárias para depois lacrar as portas das duas agências. E agiram muito bem.

SEM EXCEÇÃO

Não é de hoje que esta coluna vem alertando as autoridades do Município sobre o desrespeito dos bancos às normas de segurança e proteção dos seus funcionários e clientes em relação ao coronavírus. Todo dia se observam filas do lado de fora e aglomerações dentro das agências, principalmente da Caixa. Essas precisam ser “visitadas” urgentemente pelos fiscais do Procon e do Departamento de Posturas. Se o comércio é obrigado a cumprir as regras de segurança, por que não os bancos?

EMPURRA EMPURRA

Ainda no sábado, durante entrevista ao programa O Pingo do Jota, o presidente Angelo Crema (CDL) defendeu uma fiscalização rigorosa e punição efetiva dos bancos. Lembrou que na véspera do feriado o Bradesco teve agência fechada para sanitização, depois que um dos bancários testou positivo para o coronavírus. Os bancos ficam num empurra-empurra danado, alegado que a obrigação de controle de filas nas calçadas é do Município, o que não é verdade. Mas, com essa conversa mole, os bancos acabam ganhando tempo. Agora a situação mudou: a fiscalização não vai deixar barato para os bancos e todas as agências serão visitadas. É o que garante o secretário de Defesa Social, Wellington Cardoso.

MEDIDA INÚTIL

Testagem em massa é pura perda de tempo. Opinião é do infectologista e coordenador do Ambulatório de PrEP do HC-UFTM, Rodrigo Molina. Além dos resultados serem pouco confiáveis, porque podem dar falso positivo e falso negativo, esses testes em massa não têm efeito prático algum no enfrentamento ao coronavírus. Além disso, o que se poderia fazer com aquelas pessoas testadas, num caso desses? “Nada” – alega o professor.

Em países ricos, como Alemanha, a população tem sido submetida a um exame confiável, que o PCR, feito a partir de gotículas de saliva. Mas esse é um teste caro, inacessível para a maioria dos brasileiros (incluindo aí as prefeituras) e difícil de ser encontrado para comprar até mesmo pelos laboratórios.

FEIRA VIRTUAL

Pandemia suspendeu mais um mega evento presencial do agronegócio na região. A Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido – Canacampo e a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais – SIAMIG acabam de confirmar que a Megacana Tech Show 2020 será realizada de 4 a 6 de agosto, apenas na versão digital.

MEGA ESTRUTURA

Pré-candidato a prefeito pelo PTB, o ex-deputado Tony Carlos tem assistido de camarote os embates e confusões envolvendo seus prováveis adversários nas urnas. Tem evitado polêmica, mas nos bastidores está trabalhando pra valer. Dentre os nomes cogitados como prefeitáveis, certamente Tony Carlos terá a melhor estrutura para a campanha este ano. Sua equipe de trabalho está praticamente definida. No marketing político está o mago das eleições, jornalistas Tharsis Bastos. Na coordenação política, o ex-vereador Rodolfo Turkinho Cecílio, enquanto ao advogado Geovane Soares caberá o comando do jurídico da campanha. Detalhe: Geovane Soares é genro do Procurador Geral do Município, Paulo Salge, e considerado um dos maiores experts em Direito Eleitoral da região.

TV TONY

Um estúdio digno de emissora de televisão de capital está sendo montado no prédio da avenida Santos Dumont, onde será o comitê de campanha do PTB. Presidente Hermany Andrade Júnior, o Jota Junior, não vai brincar em serviço. Até um mini auditório terá no estúdio de gravação dos programas do horário eleitoral do partido. Aliás, o estúdio já está sendo chamado de “TV Tony”.

APOIO DE PESO

Quem também está trabalhando no melhor estilo mineiro é a pré-candidata do Solidariedade, Elisa Araújo. Na sexta-feira ela esteve em BH e foi recebida pelo governador Romeu Zema, no Palácio Tiradentes. O presidente do partido em Uberaba, Eduardo Palmério, acompanhou Elisa na visita, assim como o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; o presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, José Arlênio Veneziano, e a presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Uberaba (Sindiplast), Miria Rezende.

EFEITOS ESPECIAIS

Próximo (a) prefeito (a) de Uberaba precisará voltar suas atenções para o embelezamento da cidade. Não é possível manter as avenidas de acesso mal ajambradas como estão. Sem contar o Piscinão, que carece de reurbanização, arborização adequada e melhor apresentação. Aliás, a arquitetura dos prédios no entorno do Piscinão deveria ter regras rigorosas em relação ao visual. Não se trata de estabelecer um padrão para ficarem todos iguais. Mas, sim, primar pela estética de vanguarda, seguindo os mesmos parâmetros de altura, afastamento da rua, largura de passeio, cores, materiais permitidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por