CIDADE

Procon Regional apreende produtos em loja de material para construção

Denúncia feita ao Procon Regional de Conceição das Alagoas resultou na fiscalização de loja de materiais de construção; ação foi realizada em conjunto com a Fundação Procon Uberaba

Publicado em 19/07/2018 às 07:35Atualizado em 17/12/2022 às 11:38
Compartilhar

Divulgação

Maior parte dos produtos era tinta com data de validade vencida e a apreensão ocorreu na cidade de Conceição das Alagoas, depois de denúncia feita ao órgão de defesa do consumidor

Uma denúncia feita ao Procon Regional de Conceição das Alagoas resultou na fiscalização de loja de materiais de construção. A ação foi realizada em conjunto com a Fundação Procon Uberaba na terça-feira (17). Durante a operação os fiscais encontraram mais de mil produtos irregulares, a maioria deles com a data de validade vencida, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.

Segundo o presidente do Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli, ao todo, 1.043 produtos foram apreendidos. Os materiais apresentavam as embalagens violadas e o prazo de validade vencido, alguns havia mais de 10 anos. Os produtos foram recolhidos e transportados num caminhão até Uberaba. Por se tratarem de produtos químicos, o descarte não pode ser feito no aterro municipal. Todo o material apreendido foi entregue à empresa Soma Ambiental, que fará o devido descarte.

Ainda de acordo com Signorelli, pela grande quantidade de material irregular, o Ministério Público da cidade de Conceição das Alagoas também foi acionado. A empresa tem 10 dias para apresentar impugnação ao auto de infração. Depois desse prazo serão feitas algumas diligências para apurar, junto aos fabricantes, as consequências do uso dos produtos vencidos. “Nós queremos saber se a utilização desses materiais depois de vencidos apresentavam riscos iminentes a quem os manipulasse. Seja pela perda de suas características ou até mesmo da qualidade do produto”, esclareceu.

A multa pelas infrações praticadas no estabelecimento será aplicada ao final do processo administrativo, de acordo com a gravidade de cada infração e com a capacidade financeira do agente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por