CIDADE

Sem atingir meta, vacinação contra gripe segue nas UBSs

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chegou a ser prorrogada duas vezes, diante do baixo índice de crianças vacinadas

Geórgia Santos
Publicado em 22/06/2018 às 07:23Atualizado em 17/12/2022 às 10:49
Compartilhar

Jairo Chagas

Iraci Neto, secretário municipal de Saúde, diz que unidades continuarão aplicando a vacina pelo fato de ainda ter estoque

Campanha de Vacinação contra a Gripe termina hoje, mas a imunização nas unidades continua. Ainda sem atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de 90% do público-alvo, com doses disponíveis nas unidades, o município vai continuar com o processo. Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe chegou a ser prorrogada duas vezes, diante do baixo índice de crianças vacinadas em todo país.

O último dia está marcado para esta sexta-feira e o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, acredita que não haverá nova prorrogação. “Vamos continuar disponibilizando vacinas nas unidades, até porque ainda temos no estoque. Faremos avaliação na segunda-feira (25) sobre as doses disponíveis, iremos buscar a Superintendência Regional de Saúde para avaliar a possibilidade de mandar mais doses e, quem sabe, ampliar a vacinação para outros que estão fora do público-alvo”, explica Iraci.

Contudo, o secretário destaca que, independentemente da situação, o município continua trabalhando para atingir a meta de vacinação. Conforme levantamento repassado, até quarta-feira (20), 71% das crianças de zero a cinco anos foram vacinadas, e idosos somam 81%; puérperas, 92%; professores, 97%, e trabalhadores da saúde somam 117% do público-alvo vacinado. Portanto, no grupo das crianças, idosos e gestantes, a meta não foi atingida.

“Para atingir a meta, continuamos com a busca ativa nos Cemeis e os agentes de saúde estão à procura das gestantes que ainda não foram vacinadas. Infelizmente, hoje, a população somente se preocupa quando há registros da doença, e a vacinação é uma prevenção que se tem, e no momento, como não há casos, as pessoas ficam mais tranquilas. Quando que na verdade deveriam pensar que a prevenção é a melhor medida”, afirma o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura.

Vale ressaltar que hoje foi decretado ponto facultativo na Prefeitura de Uberaba, portanto, as unidades de saúde estarão fechadas, retomando o atendimento, inclusive com vacinação, na próxima segunda-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por