CIDADE

Passeata marca ações do Dia de Luta Antimanicomial em Uberaba

A data foi lembrada ontem e, assim como em anos anteriores, um grupo com cerca de 200 pessoas caminhou pelas ruas da cidade até a praça Rui Barbosa

Geórgia Santos
Publicado em 19/05/2018 às 09:26Atualizado em 16/12/2022 às 01:26
Compartilhar

Foto/Sandro Neves 

Cerca de 200 pessoas participaram ontem da passeata que saiu da Fundação Gregório Baremblitt e foi até a praça Rui Barbosa

Passeata marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial em Uberaba. A data foi lembrada ontem e, assim como em anos anteriores, um grupo com cerca de 200 pessoas caminhou pelas ruas da cidade até a praça Rui Barbosa, levantando a bandeira da luta antimanicomial.

Durante a semana foram realizadas diversas atividades, começando com um café da manhã no dia 16, no Jockey Centro, quando houve momento de descontração e socialização para os usuários dos quatro Caps que existem em Uberaba. Depois foram realizadas a Tarde Artística no UTC, com apresentação de peça teatral produzida por pacientes, e a passeata, que encerrou as atividades.

“Há mais de 20 anos realizamos essa passeata para levantar a bandeira da luta antimanicomial, que vai além do combate ao hospital psiquiátrico. A luta defende a garantia de direitos das pessoas com transtorno mental, para que seja um tratamento aberto, assim como outras questões da saúde. Defendemos a estruturação de uma rede de cuidados da saúde”, explica o diretor da Atenção Psicossocial de Uberaba, Sérgio Henrique Marçal.

Sérgio lembra que ao longo dos anos aconteceram algumas conquistas na atenção da rede psicossocial, como a criação dos Caps no início dos anos 2000; recentemente, a disponibilização de leitos de hospitais comuns; classificação de urgência nas UPAs para atender surtos e crises; residências terapêuticas; qualificação das pessoas como forma de renda, entre outras. “Enfim, a luta defende a ampliação da forma de cuidados, a inserção social e o relacionamento do transtorno mental, como uma demanda de saúde qualquer”, explica.

A passeata começou pela Fundação Gregório F. Baremblitt, que fica na rua Capitão Domingos, e terminou na praça Rui Barbosa. Além de pacientes, participaram os familiares, trabalhadores da saúde como um todo, representantes do Conselho Regional de Psicologia, alunos de universidades, entre outras pessoas. E, como sempre, por onde o grupo passou chamou a atenção das pessoas, com o barulho, levando muitos a saírem às ruas para ver o movimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por