CIDADE

PJe 2.0 será implantado em todas as comarcas a partir de 7 de maio

Thassiana Macedo
Publicado em 27/04/2018 às 23:28Atualizado em 16/12/2022 às 04:26
Compartilhar

A partir do dia 7 de maio, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passará a adotar a versão 2.0 do sistema do Processo Judicial eletrônico (PJe) nas comarcas onde ele já está implantado, como é o caso de Uberaba, por exemplo. A mudança mais perceptível ocorreu na forma como são apresentadas as informações processuais.

Atualmente, na comarca de Uberaba a movimentação de todas as classes processuais de natureza cível e cartas precatórias de ordem cíveis, ainda que tramitem em Vara Criminal, na Justiça comum, já é feita na 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Varas Cíveis, e na 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família e Sucessões, desde março de 2016. Na Vara Empresarial, de Execuções Fiscais e de Registros Públicos a tramitação de novos processos de execuções fiscais tem movimentação exclusivamente pelo sistema PJe desde 1º de janeiro de 2018.

A adoção da nova versão representa um novo passo na implantação do PJe no Tribunal mineiro. Segundo o desembargador Wilson Benevides, superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, a nova versão foi desenhada para melhorar a usabilidade do sistema, com maior automatização das funções, o que resultará em menos cliques para efetivar os comandos necessários para utilização do sistema. Nessa versão, as peças processuais e movimentações são apresentadas de imediato, logo após o acesso ao processo digital. As demais informações, como histórico de audiências, expedientes, etc., estão agrupadas em um menu lateral de fácil acesso.

Entre as principais novidades do PJe 2.0 estão o novo painel do magistrado e dos servidores, remodelação dos autos digitais, nova tela de login do sistema, melhorias de usabilidade, novo layout e correção dos erros detectados por advogados, magistrados e servidores, durante a fase de adaptação e utilização do sistema eletrônico em todo o Estado.

Uma novidade é a funcionalidade “Lembrete”, que permite inserir avisos que realçam alguma informação. Essas notificações podem ser criadas tanto nos processos quanto nos documentos, possibilitando definir o período de exibição e o destinatário, por exemplo, um servidor ou magistrado específico ou todos os integrantes da secretaria ou gabinete.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por