CIDADE

Secretaria do Agronegócio confirma crescimento da safra 2017/2018 local

Luiz Carlos Saad, secretário municipal do Agronegócio, diz que Uberaba não seguiu a tendência nacional e ampliou a sua colheita

Geórgia Santos
Publicado em 27/04/2018 às 09:34Atualizado em 16/12/2022 às 04:26
Compartilhar

Foto/Divulgação/PMU

Luiz Carlos Saad, secretário municipal do Agronegócio, diz que Uberaba não seguiu a tendência nacional e ampliou a sua colheita

Secretaria Municipal do Agronegócio (Sagri) se reuniu com entidades do setor e confirma que a safra de verão 2017/2018 em Uberaba terá aumento em relação a anos anteriores. Em recém-entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, havia anunciado a previsão, inclusive que Uberaba não deveria seguir a tendência nacional, que registrou queda. Assim, os números foram divulgados e confirmada a estimativa.

Os dados estão relacionados à safra de verão 2017/2018 e às estimativas da atual safrinha. A soja teve 102 mil hectares de área plantada e colheita com média de 63 sacas por hectare, enquanto a safra verão do milho teve 12 mil hectares plantados e média de 170 sacas por hectare. Já o milho silagem produziu 40 toneladas para cada um dos 9,6 mil hectares plantados e a safrinha será colhida entre maio e junho.

Segundo secretário da Sagri, Luiz Carlos Saad, houve um acréscimo de produção e de área plantada. Com relação ao milho, segundo a Conab, foi a produção responsável pela redução total da safra no país. O secretário explica que, de fato, houve redução significativa na área plantada, inclusive em Uberaba, com queda de 40% a 50% no plantio de área. Isso aconteceu porque o preço do milho estava ruim e o produtor evitou o plantio esse ano. Em Uberaba houve redução na área plantada, mas aumento de 8% na colheita. Diferente de outras regiões, no município houve chuva suficiente para não gerar queda na produção.

Contudo, vale ressaltar que, ao contrário da soja, cuja safra foi 99,99% concluída, as safrinhas de milho, sorgo, entre outros, ainda não foram concluídas. “Vamos fazer uma reunião em maio para fechar e deixar todas as áreas definidas, tanto da safra de verão quanto de inverno”, esclarece Saad.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por