CIDADE

Rede municipal faz acolhimento das famílias de alunos com deficiência

O projeto, iniciado em 2016, é realizado atualmente em cinco escolas-polo, que abrangem outras unidades localizadas nas imediações

Publicado em 26/04/2018 às 14:58Atualizado em 16/12/2022 às 04:17
Compartilhar

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do departamento de Inclusão, voltou a promover o Grupo de Acolhimento às Famílias (GAF), que tem como finalidade direcionar os parentes dos alunos com deficiência atendidos nas escolas da rede. O projeto, iniciado em 2016, é realizado atualmente em cinco escolas-polo, que abrangem outras unidades localizadas nas imediações.

Os encontros são realizados às quintas-feiras, alternando entre os polos, situados nas escolas municipais Uberaba, Adolfo Bezerra de Menezes, Boa Vista, Professora Olga de Oliveira e Professor José Geraldo Guimarães. As famílias dos alunos são convidadas a participarem o momento de vivência e tem a participação de professores, pedagogos, diretores, familiares, além de equipe do departamento, como psicóloga.

De acordo com a chefe do departamento Denise Scussel, atualmente são atendidos cerca de 1500 alunos na rede, entre os com deficiências e os que apresentam síndromes e dificuldades de aprendizagem. “É importante para que compreendam as situações vividas pelo outro. Muitas vezes os pais chegam na escola e observam um aluno com um comportamento diferente, mas não sabem o que a outra família tem feito no acompanhamento da criança ou do adolescente, ou até mesmo, como é o nosso trabalho dentro das escolas com o Centro de Referência em Educação Inclusiva e nas salas de Atendimento Educacional Especializado”, explica.

A proposta envolve o fortalecimento socioemocional das famílias e busca ainda estimular a autonomia e independência das crianças e adolescentes por meio da orientação aos familiares e responsáveis.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por