CIDADE

Fecomércio-MG faz avaliação positiva da compensação de cheques em 1 dia

A redução no prazo de compensação deverá estimular o uso dos papéis para o pagamento de produtos ou serviços

Geórgia Santos
Publicado em 26/04/2018 às 22:14Atualizado em 16/12/2022 às 04:28
Compartilhar

Fecomércio-MG faz avaliação positiva sobre novo prazo para compensação de cheques de menor valor. Depois de uma semana em que houve a mudança, de acordo com a entidade, a redução no prazo de compensação deverá estimular o uso dos papéis para o pagamento de produtos ou serviços.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), todos os cheques passaram a ser compensados em apenas um dia útil. Até então aqueles com valores abaixo de R$299,99 demoravam dois dias para ser creditados na conta do favorecido. A alteração segue determinação da circular 3.859/2017, publicada pelo Banco Central (BC) em novembro. Ainda segundo a Febraban, as alterações seguem os esforços do Banco Central de aprimorar os instrumentos de pagamentos, tornando-os mais eficientes e seguros para o usuário, e do setor bancário, sempre comprometido em modernizar e inovar seus procedimentos.

Assim, conforme análise feita pelo assessor jurídico da Fecomércio-MG, Marcelo Matoso, a medida deixa o cheque mais competitivo em relação ao cartão de crédito, por exemplo. Marcelo lembra que a mudança promovida pelo BC era um pedido geral, uma forma de fomentar a utilização desse meio de pagamento. “Agora, o empresário conseguirá receber o dinheiro com mais agilidade”, destaca o assessor jurídico.

Vale lembrar que em 2017 foram compensados no Brasil 494 milhões de documentos, 85% menos que o registrado em 1995, quando os bancos descontaram 3,3 bilhões. Além disso, é importante destacar o número de cheques devolvidos - segunda devolução por falta de fundos -, registrando queda em março deste ano, quando comparado com ano anterior. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados teve aumento em relação a fevereiro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por