CIDADE

Quase 20 mil contribuintes ainda não declararam IRPF em Uberaba

Prazo termina na próxima segunda-feira (30) e apenas dois terços prestaram contas à Receita Federal

Geórgia Santos
Publicado em 26/04/2018 às 09:13Atualizado em 16/12/2022 às 04:28
Compartilhar

Arquivo

Para Sizenando Ferreira, delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, as questões relacionadas aos rendimentos são as que mais geram dúvidas

Faltando apenas cinco dias para o fim do prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física/2018, menos de dois terços dos contribuintes da regional realizaram o procedimento. O prazo para a entrega da declaração começou em 1º de março e termina às 23h59min59s do dia 30 de abril, segunda-feira, e normalmente a Receita Federal não realiza prorrogações.

De acordo com os dados repassados, na regional de Uberaba, até ontem, 78.800 contribuintes já realizaram a declaração, sendo que a estimativa é de 124 mil. No município, 35.700 contribuintes declararam, e a previsão é de 55 mil. A expectativa é que com a proximidade do fim do prazo aumente significativamente o número de declarações transmitidas. Contudo, é importante não deixar para última hora, para não ter problemas com os documentos declarados ou caso algo aconteça no momento em que estiver realizando o procedimento, como, por exemplo, uma queda de energia.

Segundo o delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira, entre as principais dúvidas, o que mais está gerando questionamentos dos contribuintes de Uberaba é quanto ao rendimento. “Por exemplo, a pessoa declara um dependente, que às vezes recebe pensão alimentícia, ou tem rendimento de aluguel, esses valores compõem a base de cálculo da declaração. Então, se for declarar algum dependente e se ele tiver algum rendimento, esse dependente também deve oferecer a declaração. Outras dúvidas estão relacionadas à saúde e educação”, explica Sizenando.

Vale lembrar que a multa para quem apresentar a declaração depois do prazo é de 1% do imposto por mês de atraso, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por