CIDADE

Começa hoje a vacinação contra a gripe; algumas unidades de saúde terão horário estendido

Secretaria de Saúde explica que a imunização é voltada aos grupos prioritários

Publicado em 23/04/2018 às 07:23Atualizado em 16/12/2022 às 04:32
Compartilhar

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com foco nos grupos prioritários, as salas de vacinação terão atendimento das 8h às 16h. Em três unidades de saúde haverá horário especial de atendimento até 21h, exclusivamente para a vacinação, visando atender quem trabalha com a oportunidade de se vacinar em horários alternativos.

As unidades que terão horário extra são o Centro de Saúde Eurico Vilela, da rua 13 de Maio (ao lado do Corpo de Bombeiros), a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Árabe Abdanur, que fica no Bairro Mercês, e a Unidade de Saúde do bairro Abadia, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha. Estes locais terão atendimento até 21h, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para vacinação contra a gripe. Os outros serviços, inclusive atualização do cartão de vacina, continuam disponíveis apenas no horário normal de atendimento de cada unidade.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, explica que a vacinação é voltada para os grupos prioritários, conforme a orientação preconizada pelo Ministério da Saúde. “Podem vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas com até 45 dias após o parto, os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação”, destaca o diretor.

Importante destacar que para os profissionais da saúde, a vacinação é feita somente apresentação da carteira de registro profissional do Conselho da categoria, e no caso dos professores, eles podem apresentar o holerite ou um documento que seja comprovante. Já para os portadores de doenças crônicas, é preciso um laudo médico que comprove a necessidade da imunização.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por