CIDADE

Com chuva abundante, safra de Uberaba deve registrar aumento

Estimativa atual da colheita de grãos no Brasil deverá manter uma produção de 229,5 milhões de toneladas

Geórgia Santos
Publicado em 22/04/2018 às 16:13Atualizado em 16/12/2022 às 04:32
Compartilhar

Foto/Reprodução

Em Uberaba, o resultado deverá ser diferente do registrado no país, sobretudo nas culturas de soja e milho

Ao contrário da tendência nacional, Uberaba deve registrar aumento na safra de grãos 2017/2018. O 7º levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontou um decréscimo no país de 3,4% em comparação à safra passada. Contudo, em Uberaba, o resultado deverá ser diferente devido ao período chuvoso na região, que favoreceu a produção, sobretudo de soja e milho.

A estimativa atual da colheita de grãos no Brasil deverá manter o recorde de segunda maior safra da história, com uma produção de 229,5 milhões de toneladas. Porém menor que a safra passada, que chegou a 237,7 milhões de toneladas. Segundo a Conab, a produção do milho é responsável pela redução total da safra, porque houve atraso de plantio da primeira safra. Isso faz com que o produtor reduza o pacote tecnológico para diminuir o risco.

Além disso, de acordo com o secretário municipal de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, o levantamento, que leva em conta todas as regiões do país, também é realizado em locais em que a produção não foi boa, por conta da chuva, mas na região de Uberaba deve ser registrado aumento nesta safra com relação à última, pois choveu bastante. “Teremos uma produtividade alta, estamos terminando a safra de verão, e a de inverno já foi plantada. Acredito que não vamos acompanhar o que a Conab está sentindo no país”, afirma.

Conforme os dados repassados por Luiz Saad, a partir de um levantamento oficial da Epamig de Uberaba, em toda a região, em novembro de 2017, choveu 432 milímetros. Em dezembro de 2017 foram 290 milímetros e nos três primeiros meses do ano choveu 798 milímetros. “Choveu bastante no verão, isso é bom para a agricultura e para os reservatórios. Por isso, acredito que a nossa região terá uma rentabilidade e produtividade muito grande”, afirma.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por