CIDADE

Outono chega com cara de verão; temperatura cairá até junho

Outono, a estação das folhas caídas, começou ainda com cara de verão. A estação iniciou-se ontem, às 13h15, e abre o caminho para o inverno

Geórgia Santos
Publicado em 21/03/2018 às 07:43Atualizado em 16/12/2022 às 05:23
Compartilhar

Sandro Neves

Estação das “folhas caídas” começou ontem e nas primeiras semanas terá característica de verão, mas logo a temperatura cai e o tempo seca

Outono, a estação das “folhas caídas”, começou ainda com “cara” de verão. A estação iniciou-se ontem, às 13h15, e abre o caminho para o inverno, que entra em 21 de junho.

Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Triângulo Mineiro, nestes primeiros dias da estação, ainda podem acontecer chuvas, mas serão cada vez mais escassas. A estação marca a transição entre o verão e o inverno. A passagem de frentes frias, que no verão causavam pancadas fortes de chuvas, começa a provocar quedas de temperatura semelhantes às observadas no inverno, enquanto as chuvas diminuem. Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho. Conforme previsão divulgada pela Cemig, no Triângulo Mineiro deverão ser registradas temperaturas mínima de 15ºC e máxima de 30ºC e 22ºC em média.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, apesar de o outono registrar queda na umidade relativa do ar, acredita-se que nestes primeiros dias o tempo não esteja tão seco, inclusive para esta semana ainda há previsão de pancadas de chuvas, inclusive de grande intensidade. “Mas a tendência no Triângulo é que haja diminuição das precipitações ao longo da estação e temperaturas mais baixas. As características da estação serão bem acentuadas. Os uberabenses podem esperar temperaturas mais baixas à medida que se aproxima o inverno, quando as massas de ar frio devem se intensificar e provocar declínio no termômetro e formação de nevoeiros”, explica Claudemir.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por