CIDADE

Procon divulga pesquisa de preço dos pescados e diferença de alguns tipos é maior que o dobro

Vigilância Sanitária deve ser acionada em caso de problemas com o armazenamento e data de validade dos alimentos

Publicado em 16/03/2018 às 08:48Atualizado em 16/12/2022 às 05:32
Compartilhar

Tendo em vista a proximidade da Semana Santa, a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou pesquisa de preços de pescados nesta segunda-feira (12). O resultado do levantamento, feito em 10 estabelecimentos da cidade com quinze tipos de peixes, foi divulgado ontem. Algumas diferenças de preços entre o mesmo tipo de peixe em diferentes estabelecimentos podem ser maiores que o dobro.

Na pesquisa foram apresentados os preços de Filé de Surubim, Surubim a posta, Filé de Merluza, Filé de Tilápia, Tilápia, Salmão, Filé de Salmão, Sardinha, Dourada, Cação posta, Bacalhau desfiado, Bacalhau Porto e Bacalhau Saithe, Bacalhau desalgado e Piramutaba a posta. Os preços são referentes às quantidades de 400g, ou 500g, ou 800g e em quais estabelecimentos eles foram encontrados.

A intenção da pesquisa, segundo o presidente Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, é incentivar o consumidor a pesquisar mais. “Queremos estimular o consumidor a ter um olhar mais atento, pois isso acaba ajudando a economizar mais no fim do mês. Também ressaltamos que é importante planejar bem antes das compras e prestar atenção ao prazo de validade, principalmente por se tratar de um produto que perde muito rápido”, destaca Rodrigo.

Vale lembrar que a Fundação não se responsabiliza pela qualidade nem procedência dos produtos pesquisados ou por eventuais alterações nos preços. A pesquisa também pode ser acessada aqui.

Com relação à conservação dos alimentos ou a data de validade, caso o consumidor identifique algum problema, é preciso acionar o Departamento de Vigilância Sanitária, pelo 3331-2737, das 8h às 18h. A ViSa ainda adverte os consumidores para pontos importantes que devem levar em consideração na hora da compra dos peixes:

- Fique atento às condições de higiene do local e observe se os peixes estão bem armazenados e acondicionados.

- Peixes frescos têm olhos brilhantes e cheios, aspecto firme, guelras vermelhas, escamas firmes e odor característico. Evite pescados com cheiro muito forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas.

- Quando vendido embalado, os pescados devem apresentar no rótulo a denominação de venda, data de validade, país de origem, prazo de validade, selo de inspeção federal e outras

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por