CIDADE

Piau anuncia reativação do Conselho de Defesa do Consumidor

Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor realizou ação na Praça Rui Barbosa, ontem, Dia Mundial do Consumidor

Geórgia Santos
Publicado em 16/03/2018 às 22:27Atualizado em 16/12/2022 às 05:32
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Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) realizou ação na Praça Rui Barbosa, nessa quinta-feira, Dia Mundial do Consumidor. No local, a equipe do órgão repassou orientações, tirou dúvidas e realizou atendimentos. Ainda houve o anúncio da reativação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.

De acordo com o presidente do órgão, Rodrigo Mateus, este ano a equipe foi ao encontro dos consumidores. “A ação foi muito interessante, as pessoas se envolveram, mostraram que sabem da importância do Procon e que contam com o órgão. Fizemos atendimento, tiramos dúvidas, ouvimos a opinião da população, até mesmo críticas construtivas, e distribuímos material educativo. Foi uma ótima experiência e vamos repetir”, afirma.

Durante a ação, Rodrigo percebeu o interesse do consumidor em assuntos diversos, com várias dúvidas, sobretudo com relação às compras pela internet, uma modalidade de venda que tem aumentado. “Há muitas dúvidas sobre o cumprimento de oferta, prazo de entrega, direito de arrependimento, documentos que precisam guardar até a entrega do produto. Tivemos também muitas dúvidas de assuntos financeiros, foi um momento proveitoso”, diz.

Quanto ao Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, segundo Rodrigo, o anúncio foi feito durante visita do prefeito Paulo Piau ao Procon, na manhã de ontem. “Desde de 2015 estava desativado e é importante retomá-lo, pois reúne diversos órgãos afins. Uberaba é uma cidade que possui graves problemas na relação de consumo e precisamos de diretrizes definidas para que seja feita a defesa do consumidor”, afirma.

As atividades continuam, mesmo depois do Dia do Consumidor. Segundo Rodrigo, a programação segue até o dia 30 março, com palestras, capacitação, distribuição de materiais no comércio, e também nas cidades em que o Procon Regional foi instalado, entre outras.

Sistema de agendamento eletrônico deve ser implantado ainda este mês. Sistema de agendamento eletrônico do Procon deve ser implantado até o final de março, que é o mês do consumidor. O sistema está sendo desenvolvido em conjunto com a Codiub.

“O propósito é que as pessoas possam agendar previamente o seu atendimento. Além disso, será informado sobre os documentos que precisam levar e as providências necessárias para que o atendimento seja ágil e eficiente. Acredito que até o final do mês começaremos a operar de forma experimental. A nossa intenção é que, no futuro, todos os atendimentos sejam agendados, reservando apenas casos urgentes, que precisam de uma intervenção rápida dos fiscais. Isso é bom para o preparo da equipe e para o consumidor, que não terá que esperar”, explica Rodrigo.

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