CIDADE

Ipem detecta irregularidades em bombas de combustíveis na cidade

Durante esta semana, fiscais do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais estão visitando postos de Uberaba para combater fraudes na medição das bombas

Geórgia Santos
Publicado em 16/03/2018 às 07:08Atualizado em 16/12/2022 às 05:31
Compartilhar

Sandro Neves

Fiscal do Ipem-MG verifica funcionamento de bomba em posto de gasolina da cidade, sendo que em alguns foram constatadas irregularidades

Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) intensifica fiscalização dos postos de combustíveis em Uberaba e região. A ação está acontecendo durante nesta semana e visa combater fraudes em bombas medidoras. Irregularidades foram encontradas em alguns estabelecimentos.

O objetivo da operação é detectar esquemas que fraudam a quantidade de combustível que sai das bombas, gerando prejuízo aos consumidores e ganho para as organizações criminosas. A operação teve o envolvimento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG), Ministério Público (MPMG) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MG).

O gerente do Ipem-MG, Luiz Marcelo Scalioni, esclarece que, atualmente, a fraude no equipamento é realizada por meio de um microprocessador (chip) que altera o giro da bomba de combustível e, consequentemente, o valor a ser pago. Por meio dessa manipulação, quando a equipe de fiscalização do Ipem-MG chega ao posto, o mecanismo de fraudação na bomba pode ser desligado a distância por dispositivos eletrônicos.

“Visitamos os postos de forma aleatória e por meio de denúncias recebidas. Até o momento encontramos algumas bombas com vazamento, o que acarretou a interdição do equipamento e outros erros, como má estado de conservação. Nos instrumentos que apresentaram irregularidade, além da interdição, foram gerados auto de infração e processo administrativo”, diz.

O Ipem-MG alerta o consumidor a se atentar com os postos de combustíveis cujos preços se mostram muito mais baratos em relação à grande maioria. Em algumas situações, os revendedores não vão entregar a mesma quantidade de litros pelos quais o consumidor pagará. “Todo posto deve ter disponível uma medida materializada de consumo de 20 litros, caso o consumidor desconfie da quantidade entregue, pode solicitar ao posto a medição e conferir a quantidade de combustível”, afirma.

Consumidor. Para marcar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, celebrado ontem, o Ipem-MG e a ANP realizaram ação educativa para esclarecer dúvidas da sociedade em um posto de combustível em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por