CIDADE

Movimentos e sindicatos fazem ato contra a reforma da Previdência

Protesto fez parte de mobilização nacional contra o projeto de emenda que prevê mudanças no sistema previdenciário

Thassiana Macedo
Publicado em 20/02/2018 às 08:54Atualizado em 16/12/2022 às 06:13
Compartilhar

Jairo Chagas

Grupo de manifestantes fez panfletagem no centro e protestou também contra o corte de árvores da praça Rui Barbosa

Na madrugada desta segunda-feira (19), movimentos sociais e entidades sindicais, representando diversas categorias da cidade, iniciaram série de manifestações pacíficas contra a reforma da Previdência. Às 4h da manhã, manifestantes fecharam a entrada de uma empresa de transporte coletivo de Uberaba, causando atraso de mais de meia hora na saída dos ônibus. À tarde, houve panfletagem no centro da cidade. Os protestos fazem parte de uma ação nacional que também resultou na paralisação parcial de servidores da rede estadual de ensino, em razão da volta às aulas.

De manhã, dirigentes sindicais, representantes do movimento estudantil Levante Popular da Juventude, do MST e cidadãos entregaram panfletos e também conversaram com os motoristas com o objetivo de alertá-los que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 287, conhecida como reforma da Previdência, resultará no fim da aposentadoria.

Marcos Gennari, diretor do Fórum dos Trabalhadores de Uberaba (FTU) e do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), lembra que há quatro deputados federais com domicílio eleitoral em Uberaba e que novamente têm a oportunidade de votar a favor da população. “Estamos cobrando deles um posicionamento e para que votem contra a reforma da Previdência e a favor dos trabalhadores. Três deles já votaram a reforma Trabalhista, a terceirização e o congelamento dos gastos por 20 anos contra os trabalhadores. Por isso, cobramos dos deputados Aelton Freitas, Marcos Montes e Caio Narcio que não repitam o que fizeram nas outras votações e agora aproveitem a oportunidade de se redimir votando a favor do povo brasileiro”, ressalta.

Como parte de uma ação nacional, o SindUte programou uma paralisação das atividades na Educação em Minas Gerais, que teve adesão parcial em Uberaba. A partir das 9h, os manifestantes se deslocaram para o Calçadão da rua Artur Machado, onde realizaram panfletagem e coletaram assinaturas para um abaixo-assinado contra o corte das árvores na praça Rui Barbosa, anunciado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Às 16h30, também foi realizado um Ato Público na praça Rui Barbosa. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por