CIDADE

Procon e Posturas interditam seis agências do Itaú

As agências foram lacradas por ausência do documento de alvará e do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros

Publicado em 15/12/2017 às 14:49Atualizado em 16/12/2022 às 08:09
Compartilhar

Foto/Sandro Neves

Fundação Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon Uberaba) e departamento de Posturas interditam agências do Banco Itaú. Ao todo foram seis agências lacradas por ausência do documento de alvará e do auto de vistoria do Corpo Bombeiros. A situação gerou revolta de alguns consumidores.

A ação aconteceu nesta sexta-feira (15), quando os fiscais estiveram nas agências indicadas comunicando aos gerentes a decisão do Procon para o fechamento delas, bem como a aplicação da multa e, por fim, realizando de fato a interdição com fitas zebradas e afixando comunicados aos clientes.

De acordo com o presidente do Procon Uberaba, Rodrigo Mateus, as agências interditadas funcionam de forma irregular em média de três a quatro anos. Em março deste ano, o Procon entrou em contato com todas, oportunidade em que foram realizadas reuniões para que a documentação fosse organizada. Como não atenderam à solicitação, em setembro foi instaurado no órgão Processo Administrativo. Mesmo assim a empresa não se posicionou nem não apresentou defesa. Portanto, o Procon tomou a decisão da imposição de multa, cerca de R$150 mil para cada agência e a interdição parcial até regularização.

Rodrigo explica que nas agências interditadas foi permitido apenas o acesso aos caixas eletrônicos, sendo os demais ambientes impedidos. Nas outras duas agências do banco, uma na avenida Leopoldino de Oliveira, número 3.917, e na avenida João XXIII, o atendimento estava normal.

“Entendo que este foi um comportamento desrespeitoso com a cidade, pois temos regras estabelecidas e que foram ignoradas. Assim como o município é rigoroso com ambulantes e pequenos comerciantes, também deve ser com as grandes empresas”, explica o presidente da Fundação.

Vale ressaltar que as agências também foram autuadas pelo Departamento de Posturas. De acordo com diretor do departamento, Renê Inácio, falta de documentação é uma situação delicada, não é apenas um papel. “Todos os estabelecimentos de Uberaba devem seguir as normas do Código de Posturas e, quando há ausência do alvará, ele está irregular. Não é um simples papel colocado na parede. Antes existe um processo, com vistorias de diversos órgãos, inclusive que atesta a segurança do local”, afirma o diretor.

Renê destaca ainda que este é um documento que deve estar visível à população para que consumidor possa conferir. Sendo assim, a liberação das agências apenas irá acontecer mediante à regularização.

Banco Itaú Unibanco garante que está se regularizando. De acordo com o posicionamento enviado ao Jornal da Manhã, o banco já está na fase final da regularização dos documentos junto aos órgãos responsáveis. A instituição garantiu também que está fazendo todos os esforços para retomar o atendimento o mais brevemente possível. Na nota encaminha, o banco diz, ainda, que no momento os clientes estão sendo direcionados para outras agências e correspondentes bancários da região, mas também poderão realizar transações por meio de canais diversos, como telefone, internet banking e aplicativos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por