CIDADE

Resolução da Anvisa autoriza farmácias e drogarias a oferecerem serviço de vacinas

Porém, profissionais do setor alertam que estabelecimentos devem estar preparados para acondicionar as vacinas

Geórgia Santos
Publicado em 14/12/2017 às 11:38Atualizado em 16/12/2022 às 08:12
Compartilhar

Arquivo

Resolução da Agência de Vigilância Sanitária autoriza que farmácias e drogarias ofereçam o serviço de vacinação

Farmácias e drogarias de todo o país vão poder oferecer o serviço de vacinação a clientes. Porém, profissionais do setor alertam que estabelecimentos devem estar preparados para acondicionar as vacinas. A possibilidade foi garantida em resolução aprovada nesta semana pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O serviço já era regulamentado em alguns estados, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal. Com a decisão, ela será estendida às demais unidades da Federação.

No estabelecimento em que a farmacêutica Luciana Carla da Costa trabalha ainda não são aplicadas vacinas, mas deverá ser avaliada a possibilidade de oferecer o serviço. “Penso que será necessário controle rigoroso de temperatura, estar dentro de uma faixa limite, o profissional deve estar bem habilitado. A farmácia que optar em aplicar as vacinar terá que se adaptar. Existem estabelecimentos que já possuem no alvará a permissão para aplicar injetáveis, como insulinas, e existe um controle de temperatura no local em que o produto é armazenado, mas acredito que no caso da vacina é ainda mais rigoroso”, explica.

Contudo, Luciana destaca que a liberação, seguindo as orientações, pode ser benéfica ao setor, bem como para a população. Para as farmácias, segundo Luciana, será a possibilidade de oferecer mais um produto, e, para o usuário, a facilidade de se imunizar sem precisar ir a unidades de saúde. “Temos contato direto e constante com a população, com certeza, muitos têm mais costume de procurar uma farmácia do que uma unidade de saúde, e, com a possibilidade de aplicar vacinas, poderemos acompanhar estas pessoas quanto à prevenção”, destaca a farmacêutica.

Vale enfatizar que a liberação torna obrigatória a designação de um responsável técnico e a contratação de profissionais habilitados para aplicar vacinas, com a realização de capacitações constantes. As instalações precisam ser adequadas e seguir parâmetros estabelecidos nas normas do setor. E também está prevista obrigatoriedade de registro das informações nos cartões de vacinação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por