CIDADE

Dia da Consciência Negra gera debate sobre machismo e racismo

Projeto Temas Raciais também vai promover discussão sobre cotas raciais entre alunos da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira

Geórgia Santos
Publicado em 20/11/2017 às 18:17Atualizado em 16/12/2022 às 01:55
Compartilhar

Foto/Reprodução

Maria Cristina de Souza: objetivo é denunciar o racismo na sociedade e trabalhar o fim da desigualdade racial

Projeto Temas Raciais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza mesa-redonda sobre racismo e machismo nas relações raciais do Brasil neste Dia da Consciência Negra. O debate está marcado para hoje, às 9h, no auditório da UFTM.

Durante este mês, a programação da campanha Novembro Negro conta com debates sobre o racismo institucionalizado no país e a necessidade da luta contra a desigualdade racial. O propósito é discutir temas e questões relacionados à situação do negro na sociedade, de forma bem diversificada. Desde o início do mês, estão ocorrendo palestras, rodas de conversa, lançamento de livro, sessão de filme com debate, sendo que hoje, Dia da Consciência Negra, é o ponto auge da campanha, com atividades especiais.

De acordo com a coordenadora do Projeto Temas Raciais, Maria Cristina de Souza, a abertura dos eventos será feita em forma de teatro, com apresentação do cotidiano das domésticas. Logo depois, começa a mesa-redonda sobre o racismo e machismo na sociedade. “A nossa intenção é debater a desigualdade racial e como isso é tratado na sociedade”, explica.

Maria Cristina destaca que o dia 20 de novembro é uma data que deve ser marcada pela denúncia contra o racismo permanente na sociedade e, ao mesmo tempo, como um dia de luta pelo fim do racismo, por meio do trabalho contra a desigualdade racial. “Muitos reclamam e não concordam que este dia seja feriado, mas isso é necessário para que manifestações sejam realizadas, como esta que vamos fazer, com a promoção de um debate e o envolvimento de todos, sobre a desigualdade no país”, destaca.

A programação, elaborada pelo Projeto Temas Raciais da UFTM, continua neste mês. Entre as atividades vale destacar o debate que será promovido entre os alunos da Escola Estadual Professora Corina de Oliveira sobre as cotas raciais.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por