CIDADE

Semana de Saúde Bucal aborda a prevenção do câncer

A abertura acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, às 8h, no dia 23

Publicado em 21/10/2017 às 23:31Atualizado em 16/12/2022 às 09:38
Compartilhar

Reprodução

Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a I Semana da Saúde Bucal, com o tema “Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal”, desta segunda-feira (23) até sexta (27). O evento tem parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Universidade de Uberaba (Uniube) e Câmara Municipal de Uberaba. A abertura acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, às 8h, no dia 23.

Ainda no período da manhã, duas palestras com os temas “Câncer de Boca: Aspectos Clínicos da Atualidade” e “A importância do Exame Semiológico em Odontologia” acontecem respectivamente às 9h e às 10. Os palestrantes são o Dr. Fabrício Tinoco Alvin de Souza e o Dr. Robson Fidalgo Amuí.

À tarde, outras duas palestras serão ministradas. “A associação do estilo de vida, ambiente bucal e fatores de risco no desenvolvimento bucal”, ofertada pelo Dr. Marcelo Sivieri às 14h, e “Diagnóstico diferencial das lesões bucais mais frequentes”, ministrada pelo Dr. Paulo Roberto Henrique às 15h. Para participar das palestras, basta doar 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado para o Hospital Dr. Hélio Angotti. No dia 27, ações educativas e de prevenção serão realizadas na Praça Rui Barbosa, das 8h às 11h.

Durante toda a semana, as Equipes de Saúde Bucal do município estarão realizando ações educativas e preventivas nas unidades de saúde, além de avaliação clínica e busca ativa para identificar lesões que podem virar câncer bucal. Entre as causas do câncer de boca estão o uso frequente de álcool e cigarros, exposição ao sol e sexo oral sem camisinha, devido contaminação por HPV, comumente associado ao câncer do colo do útero.

Marcia Helena Destro Nomelini, chefe do Departamento de Saúde Bucal, explica que a avaliação é rápida e indolor, apenas com uma espátula de madeira, e que as pessoas não precisarão agendar consulta prévia. “Apenas um cirurgião-dentista está qualificado para identificar a possibilidade de um câncer de boca, por isso, se a pessoa perceber uma lesão, bolha ou caroço que não desapareceu depois de 15 dias, é importante buscar o dentista o mais rápido possível”, destaca Nomelini.

Um kit de saúde bucal e folhetos de orientações também serão distribuídos e palestras serão realizadas nas unidades de saúde. “O dia do dentista é 25 de outubro. Como a Semana está dentro do mês que celebramos o Outubro Rosa, aproveitamos os espaços para realizar as orientações. Pacientes acamados também receberão visitas dos dentistas, junto com os agentes comunitários para avaliação”, esclarece a chefe de departamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por