CIDADE

Uberaba participa de pesquisa da Fiocruz sobre resistência do Aedes aos inseticidas

Publicado em 23/09/2017 às 14:37Atualizado em 16/12/2022 às 10:18
Compartilhar

 Município de Uberaba participa de pesquisa sobre a resistência das populações de mosquito à inseticidas em cada região do Brasil nos meses de setembro e outubro. A pesquisa é desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e o intuito é desenvolver estratégias de uso eficientes e seguras desses inseticidas.

Em todo o Brasil, foram selecionados 143 municípios para participarem da pesquisa. Em Minas Gerais, além de Uberaba, outros 09 municípios irão participar deste monitorament Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Teófilo Otoni e Varginha.

Lara Rocha Batista, chefe do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que os municípios são oferecidos a oportunidade de participar na pesquisa de acordo com critérios da Secretaria de Estado de Saúde e que os dados de todo o estado são baseados nessas cidades. “Nós temos que enviar os nossos mosquitos para a pesquisa, então quando os dados estiverem prontos, teremos informações específicas de Uberaba. Isso vai impactar no próximo ano na continuação do uso do inseticida ou na troca, então é muito interessante para Uberaba estar nessa pesquisa”, destaca Lara.

Os critérios para a escolha dos municípios foram índices de infestação pelo vetor suficiente para a realização da coleta de ovos; histórico de transmissão de dengue importante; regiões de fronteira com outros Estados e capacidade operacional para realizar as coletas.

Para estudar a resistência, é preciso coletar ovos de Aedes aegypti. Em Uberaba, serão colocadas 165 armadilhas (ovitrampas) em pontos estrategicamente selecionados. Os agentes de combate a endemias receberam treinamento no começo de setembro e contam com a parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por