CIDADE

HC/UFTM afirma que adota todas as medidas para controlar bactéria

Surto de KPC, bactéria altamente resistente a antibióticos, fez com que as vigilâncias sanitárias estadual e municipal colocassem a unidade hospitalar sob intervenção

Thassiana Macedo
Publicado em 22/09/2017 às 14:58Atualizado em 16/12/2022 às 10:21
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Hospital de Clínicas está sob intervenção das vigilâncias sanitárias do Estado e município por surto de casos de infecção por bactéria

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM) afirma que está tomando todas as medidas necessárias para o controle do surto de infecção pela bactéria KPC, altamente resistente a antibióticos. A unidade hospitalar está sob intervenção das vigilâncias sanitárias estadual e municipal há uma semana, depois que foi instituído um monitoramento rígido da situação no último dia 14 de setembro.

A revelação foi feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio da divulgação de uma recomendação enviada ao Sindsep-MG para a manutenção do percentual mínimo de 75% dos empregados públicos da Ebserh em atividade no hospital, inclusive nas áreas administrativas, durante a greve que havia sido deflagrada em Uberaba. A greve já foi suspensa, mas a intervenção sanitária continua por tempo indeterminado, até que a situação seja controlada.

Por meio de nota do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, “com relação aos atuais casos de infecção pela bactéria KPC, o Hospital de Clínicas informa que está tomando todas as medidas recomendadas pelo protocolo nacional da Anvisa para contenção de bactérias multirresistentes, como limpeza, desinfecção e uso de boas práticas assistenciais, em monitoramento conjunto com as vigilâncias estadual e municipal”.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital de Clínicas para obter informações sobre quando o surto começou em Uberaba e quantos pacientes apresentaram infecção pela bactéria KPC. No entanto, não obteve retorno.

A Vigilância Sanitária do Município também esclarece que está executando inspeção para investigação de surto no Hospital de Clínicas, assim como já encaminhou exigências e medidas a serem adotadas pela unidade. O departamento informa ainda que está acompanhando o cumprimento das requisições, sendo apresentado relatório final após toda a investigação concluída.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por