CIDADE

Para reforçar rio Uberaba, 3ª bomba do rio Claro é acionada

Com 90 dias sem chuva, a vazão do rio Uberaba cai gradativamente, mas setor de abastecimento do Codau garante que ainda não há intermitência no fornecimento de água

Publicado em 13/09/2017 às 07:55Atualizado em 16/12/2022 às 10:33
Compartilhar

Foto/Divulgação

Na estação de captação, praticamente 100% do volume de água do rio é retido para garantir a vazão necessária para o abastecimento

Codau acionou a terceira bomba do sistema de transposição do rio Claro para garantir a capacidade de abastecimento do rio Uberaba. A cidade enfrenta ausência de chuvas que já completa 90 dias, contudo, o diretor de abastecimento do Centro Operacional, Olavo Resende Júnior, ainda não há risco de intermitência no fornecimento de água na cidade. A primeira bomba do rio Claro foi acionada no dia 11 de agosto.

Na medida em que o rio Uberaba vai perdendo sua capacidade hídrica, cada bomba, de um total de três, é acionada. O Codau começou com uma bomba em agosto e agora, 33 dias após o início da transposição, as três já operam em conjunto para assegurar o volume de água necessário para atender à cidade. O sistema de transposição está na sua carga máxima, bombeando 450 litros/segundo para o rio Uberaba.

Olavo Resende afasta, no momento, a possibilidade de falta de água. “Estamos trabalhando com todos os centros de reservação em sua capacidade máxima. Hoje não temos nenhum bairro sem água. As obras realizadas nos últimos anos, como a implantação de novas adutoras e mais centros de reservação, proporcionaram maior segurança no abastecimento. A rapidez na distribuição de água entre os centros de reservação nos assegura esta estabilidade”, explica.

O diretor-financeiro e comercial Luiz Antônio Molinar Henrique lembra que, mesmo sem a expectativa de problemas no abastecimento, a população deve manter o consumo consciente. “Estamos em período de seca e passando por dias quentes. A tendência é a população aumentar o consumo. O nosso papel é alertar quanto às consequências de alto consumo e do desperdício neste período sem chuvas. Não é hora de lavar calçada e nem carro. A população precisa se conscientizar que, colaborando e não desperdiçando, passaremos a seca sem maiores transtornos”, complementou.

A estiagem já dura mais de três meses; em diversas regiões do Estado o racionamento já foi necessário em alguns municípios. Paracatu, por exemplo, no noroeste de Minas Gerais, teve início um rodízio no abastecimento de água no começo deste mês.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por