CIDADE

Codau aciona a segunda bomba do Rio Claro

Publicado em 23/08/2017 às 17:19Atualizado em 16/12/2022 às 11:02
Compartilhar

Fotos/Divulgação

Sem chuva na cidade há 70 dias o Codau acionou o sistema de Transposição do rio Claro duas semanas atrás. No dia 11 de agosto foi ligada a primeira das três bombas instaladas no local e nesta terça-feira (22) entrou em funcionamento a segunda bomba. Agora a contribuição extra chega a 430 litros de água/segundo.

‘Desde o final de julho o rio Uberaba vem apresentado queda constante, porém lenta, em seu volume de água. Mas, nas duas últimas semanas esse processo tornou-se mais intenso e o rio Uberaba já está com sua vazão reduzida em mais de 30%. Por isso a decisão técnica foi de ligar a segunda bomba do rio Claro’, explicou Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau. O volume que nesta quarta-feira pela manhã estava em torno de 1200 l/s deverá subir até o início da noite de quarta, para 1500 l/s com o volume extra chegando do rio Claro. A água do sistema de transposição leva em média entre 20 e 30 horas para alcançar o ponto de captação, na barragem de nível do Codau.

Guaritá explicou que não há porque falar em racionamento de água nesta fase. Ele apenas alerta para que a população adote as medidas de economia de água necessárias para enfrentar o período da seca. ‘O desperdício não é bom em nenhum momento do ano, mas agora é fundamental para evitar qualquer transtorno com a estiagem. ‘Não é hora de lavar passeio. Independente de condição financeira de cada consumidor é hora de reduzir gastos de água e limpar a sujeira com a vassoura’, observou ele.

O dirigente ressalta que a infraestrutura de abastecimento na cidade implantada nos últimos anos, com a construção de novas adutoras interligando os Centros de Reservação e mais um reservatório em operação garantem a distribuição de água para toda a cidade de forma homogênea, sem intermitência.

A última chuva em Uberaba, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi no dia 15 de junho, com 15,60 mm de precipitação pluviométrica. Desta data até agora não houve nenhuma chuva. Em agosto do ano passado foi registrada uma precipitação de 33,20 mm, acumulando nos oito primeiros meses de 2016, um total de 869,60mm. Este ano o registrado foi de apenas 703,60 mm de precipitação pluviométrica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por