CIDADE

PMU e Sindicato Rural darão assistência a produtores atingidos pelas queimadas

Foram levantadas sugestões de ações que possam ser implantadas para minimizar os danos causados pelos incêndios

Publicado em 23/08/2017 às 07:29Atualizado em 16/12/2022 às 11:02
Compartilhar

Foto/André Santos/PMU

Romeu Borges, presidente do Sindicato Rural, e Luiz Carlos Saad, secretário de Agronegócio, se reuniram com técnicos para discutir situação de produtores da região diante de queimadas

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, e o Sindicato Rural de Uberaba realizaram ontem reunião, que discutiu os danos causados pelas queimadas que ocorreram na região no último fim de semana, e levantaram sugestões de ações que possam ser implantadas para minimizar os danos causados pelos incêndios.

Em um levantamento preliminar foi possível constatar que ocorreram incêndios nos municípios de Uberaba, Campo Florido, Veríssimo, Delta, registrando-se três focos maiores em Conceição das Alagoas, Água Comprida e entre Sacramento e Conquista. Ainda não há dados oficiais, mas a estimativa é de que, ao todo, 50 mil hectares tenham sido atingidos pelo fogo em toda região.

Em Uberaba, algumas fazendas da comunidade rural da Baixa e região foram muito atingidas e, segundo o secretário Luiz Carlos Saad, a situação poderia ter sido pior se não fossem as brigadas das usinas, que possuem tanques de água, máquinas e pessoas treinadas para lidar com esse tipo de incêndio, e que atuaram junto com o Corpo de Bombeiros, que também realizou um trabalho eficiente no combate às chamas.

Aqueles produtores que foram atingidos pelo fogo e tiveram prejuízos podem procurar a Secretaria de Agronegócio, para que os técnicos avaliem os danos e emitam laudo a ser apresentado junto às instituições bancárias, para que possa ser feita a renegociação das dívidas de financiamentos, assim como dar entrada em apólices de seguro.

O presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, explica que o próximo passo será convocar um encontro com as usinas da região, Ministério Público e as instituições de Meio Ambiente, estadual e municipal, para discutir uma estratégia que possa amenizar e evitar maiores danos causados em incêndios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por