CIDADE

Preço dos combustíveis deve ser repassado para valor dos fretes

Para o porta-voz da Associação Brasileira dos Caminhoneiros, Bolívar Lopes, aumento resultará em uma reação em cadeia

Marconi Lima
Publicado em 23/07/2017 às 15:41Atualizado em 16/12/2022 às 11:50
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O aumento do imposto do combustível poderá gerar elevação de até 4% no preço do frete, segundo estimativa da Agência Nacional de Transporte de Cargas (ANTC), entidade que atua no ramo de consultoria em agenciamento de cargas. Na ponta, segundo análise da entidade, o reajuste poderá encarecer principalmente produtos com menor valor agregado, como arroz, farinha e outros que compõem a cesta básica. Além disso, os produtos ficarão mais caros no Norte e Nordeste, regiões mais distantes dos polos produtores no Sul e Sudeste.

"O quanto será repassado do frete ao produto vai depender do peso. Tem produto que não representa nada. Mas há situações piores, nas quais o frete pesa, quando o valor do produto é baixo, como na cesta básica: arroz, feijão, farinha. O preço do frete nesses produtos é alto", disse o assessor técnico da ANTC Lauro Valdívia.

O transporte terrestre predomina no Brasil. Sessenta por cento das mercadorias são transportadas por caminhões no país. Nas cidades, essa porcentagem aumenta para 95%, segundo a ANTC. De acordo com a entidade, o combustível representa 40% do custo de um frete e o aumento geralmente é repassado para o preço do transporte. Além do mercado interno, o aumento poderá ter impacto também no mercado externo. Os caminhões que transportam carga para a exportação são maiores e o combustível ultrapassa a média de 40% no custo do frete. Nas cidades, a porcentagem cai, e o combustível de pequenos caminhões chega a representar 10% do custo.

Para o porta-voz da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), Bolívar Lopes, o aumento resultará em uma reação em cadeia. "A Abcam reconhece as dificuldades que o país atravessa. No entanto, o aumento de combustíveis nesse momento levará a encarecimento de muitos produtos para o consumidor final. O transportador também é consumidor final, para o caminhoneiro vai aumentar diesel, pneus, manutenção do veículo e outros insumos", disse.

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