CIDADE

Pesquisa revela que brasileiros já preferem fazer compras pela internet

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba, Fúlvio Ferreira, destaca que o comerciante deve ficar atento

Geórgia Santos
Publicado em 25/06/2017 às 13:57Atualizado em 16/12/2022 às 12:26
Compartilhar

Pesquisa aponta que a maioria dos brasileiros prefere fazer compras pela internet. Conforme o estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses anteriores à pesquisa. Portanto, o indicativo mostra que o comerciante de rua, com lojas físicas, precisa acompanhar essa tendência.

De acordo com o levantamento, apenas 4% das pessoas que têm acesso à internet admitiram nunca ter feito qualquer compra online. A vantagem que o internauta brasileiro mais destaca é a percepção de que os produtos vendidos pela internet são mais baratos do que nas lojas físicas, razão mencionada por 58% desses consumidores. Outros motivos destacados são a comodidade de comprar sem sair de casa (45%), o fato de poder fazer as compras no horário que quiser (31%) e a economia de tempo (29%).

Diante desta realidade, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba, Fúlvio Ferreira, destaca que o comerciante deve ficar atento. “O comércio tem se adaptado a essa realidade. Antes muitos viam a venda pela internet como uma ameaça, mas agora a veem como aliada. Hoje, grande parte das lojas percebe a necessidade de estar inserida no comércio eletrônico e, no futuro, será uma obrigação para se manter no setor”, diz.

Considerando-se os últimos três meses, os itens mais comprados pela internet foram peças de vestuário, calçados e acessórios, ingressos para shows, teatro, cinema e eventos esportivos, livros, celulares, produtos eletrônicos, artigos para casa, entre outros. Já quanto aos produtos que as pessoas disseram que não compram pela internet, no topo de lista está a contratação de seguros.

“As pessoas provavelmente têm mais cautela na contratação de seguros pela internet, pois, em algumas situações, você pode estar contratando uma empresa de outro município, enquanto que se você negocia com corretoras da sua cidade, ou pelo menos da região, é mais seguro, você tem a certeza de que o serviço será prestado quando precisar. É preciso ter contato para esse tipo de produto para garantir o respaldo de um profissional quando precisar”, explica o corretor de seguros Cláudio Rodrigues Rezende.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por