CIDADE

Levantamento indica que águas de minas na cidade estão impróprias

As águas de minas localizadas na área urbana de Uberaba estão impróprias para o consumo. Este é o resultado de monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde

Geórgia Santos
Publicado em 25/06/2017 às 22:15Atualizado em 16/12/2022 às 02:16
Compartilhar

Foto/Sandro Neves

As águas de minas localizadas na área urbana de Uberaba estão impróprias para o consumo. Este é o resultado de monitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Seção de Vigilância Ambiental, sobre a qualidade da água das minas de acesso público na cidade.

As amostras analisadas são das oito nascentes com maior fluxo de pessoas e de fácil acesso na cidade. O trabalho de monitoramento acontece semestralmente e analisa dados como presença de coliformes, presença da bactéria E. coli e pH da água. “Todas as minas que estão dentro do perímetro urbano registraram a presença de coliformes fecais, que é um grupo de bactérias presentes no intestino de humanos e animais, e que pode indicar contaminação por fezes. Em algumas encontramos bactéria que pode causar infecções. Enfim, todas as amostras apresentaram resultado fora do padrão”, relata o diretor de Vigilância em Saúde, Nélson Ranieri Tironi.

Ele destaca que a água não deve, de forma alguma, ser usada para beber e nem tomar banho; para os serviços domésticos pode ser usada, desde que não haja contato, como, por exemplo, na limpeza do chão, regar plantas, entre outras atividades. “Estamos fazendo o monitoramento há algum tempo e nosso papel é divulgar o resultado, para que a população decida se deve ou não consumir a água. Já a interdição da mina, essa é uma questão que envolve outros órgãos. Já tentaram tomar essa medida, mas as pessoas retiram o material que interdita a mina. Também tentamos colocar placas de orientação, mas as pessoas também as tiraram”, revela o diretor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por