CIDADE

Aplicação de vacinas em farmácias é bem recebida pelo setor

O serviço de aplicação de vacinas em farmácias e drogarias é previsto pela Lei 13.021 desde 2014, mas faltava regulamentação

Geórgia Santos
Publicado em 24/06/2017 às 08:40Atualizado em 16/12/2022 às 12:28
Compartilhar

Arquivo

Farmacêutico Elmar Goulart diz que a medida vai gerar facilidade para a população no acesso às vacinas e desafogar as unidades públicas de saúde

Possibilidade de farmácias e drogarias aplicarem vacinas é vista com bons olhos pelo setor. Logo, todos os estabelecimentos deste tipo, além de vender as doses, poderão aplicar as vacinas. Este é um pleito antigo que espera pela liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O serviço de aplicação de vacinas em farmácias é previsto pela Lei 13.021 desde 2014, mas faltava regulamentação. A norma não era clara sobre exigências técnicas e físicas, por exemplo. Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, a conclusão da Consulta Pública nº 328/2017 foi o primeiro passo para essa regulamentação. Agora, a agência deu início à etapa final do processo de regulamentação para liberar e estabelecer as regras para vacinação nesses estabelecimentos, que hoje podem apenas comercializar.

De acordo com o farmacêutico Elmar Goulart, a medida vai gerar facilidade à população para o acesso às vacinas, mas ele destaca que é importante que haja treinamento das pessoas que irão aplicar as doses. “A aplicação tem uma técnica e o farmacêutico deve estar preparado para que não haja efeito colateral ou reação no local de aplicação”, explica o farmacêutico.

Elmar revela que muitas pessoas que compram as doses e perguntam onde devem ir para aplicar. A dúvida é frequente e sempre é repassada a orientação para que busquem uma unidade de saúde. Agora, quando a lei estiver valendo, além de gerar facilidades, a pessoa também pode reduzir o movimento nas unidades de saúde. “Penso que deveria ser desenvolvida uma parceria entre o poder público e as farmácias para desafogar os postos de saúde”, finaliza Elmar.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por