CIDADE

Mães buscam Banco de Leite após ações do Dia Mundial de Doação de Leite Humano

Um pote de 300 ml de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos internados

Publicado em 25/05/2017 às 15:12Atualizado em 16/12/2022 às 13:06
Compartilhar

 As ações realizadas na cidade de Uberaba em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano renderam frutos. Desde sexta-feira (19), o Banco de Leite, localizado no Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Caism), 19 mães buscaram a unidade para se tornarem doadoras.

No último dia 19, três doadoras compareceram ao Caism e dez mulheres deixaram contato. O Banco de Leite buscou kits de doação nas casas das doadoras nesta segunda (22) e terça-feira (23) e outros 12 kits foram entregues. O leite recolhido já está em processo de pasteurização e em 48 horas serão liberados para consumo. Ontem (24), seis coletas de sangue de prováveis doadoras foram realizadas para confirmar a saúde das mulheres e liberar a doação de acordo com o resultado dos exames.

A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e, por isso, a importância do aumento do número de novas doadoras voluntárias, bem como do volume de leite humano coletado e distribuído aos recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados no Brasil.

Segundo a responsável técnica do Banco de Leite, Márcia Alves Pereira, basta procurar o Banco, diretamente ou por telefone 3332-0559. “Precisamos muito de doadoras e de leite para pasteurizar e mandar para o hospital. Atualmente, estamos com o estoque zerado, mas a procura que tivemos é uma melhora grande”, afirma Márcia.

Após entrevista e realização de exames, a doadora receberá um Kit Doação para que ela mesma possa ordenhar, coletar e armazenar o leite em casa até a equipe buscar o frasco e deixar um novo para a próxima semana. Não existe quantidade mínima para fazer a doação. De acordo com o Ministério da Saúde, um pote de 300 ml de leite humano, por exemplo, pode alimentar até 10 recém-nascidos internados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por