CIDADE

Prazo para declarar o Imposto de Renda termina na sexta

A semana deverá ser intensa, uma vez que muitos deixaram o procedimento para a última hora

Geórgia Santos
Publicado em 24/04/2017 às 08:08Atualizado em 16/12/2022 às 02:24
Compartilhar

Foto Arquivo

Sizenando Ferreira aconselha fazer a declaração com os dados que tiver e retificar a partir do dia 2 de maio

Prazo para envio do Imposto de Renda, referente ao ano-calendário 2016, termina na próxima semana e metade dos contribuintes ainda não fizeram a declaração. A semana deverá ser intensa, uma vez que muitos deixaram o procedimento para a última hora. Diante disso, é importante que pelo menos não seja feita a declaração no dia 28, sexta-feira.

Foram quase dois meses de prazo para declaração do Imposto de Renda 2017, mesmo assim, muitos deixam para última hora. “Conforme último levantamento, pouco mais de 50% dos contribuintes fizeram o procedimento. Ainda temos que receber 14 milhões de declarações no país e na Delegacia de Uberaba são mais de 60 mil. Na verdade, esse número é normal, sempre chegamos nesta etapa com essa quantidade”, explica o delegado-adjunto da

Receita Federal, Sizenando Ferreira.

Para aqueles que ainda não fizeram, Sizenando destaca que não existe melhor horário, em que o acesso normalmente é menor, ele lembra que só não é possível fazer a emissão de madrugada, pois da 1h às 5h, o sistema fica fora do ar para processamento dos dados lançados. “A dica que posso dar, é para que pelo menos as pessoas não deixem para o último dia, não pelo sistema, pois ele não trava, mas sim para que seja possível ao contribuinte ainda fazer algum reparo necessário antes do prazo terminar”, sugere o delegado-adjunto da Receita Federal.

Outra sugestão dada por Sizenando Ferreira é para que o contribuinte faça a declaração com os dados que tiver em mãos, para não perder o prazo, pois depois, no dia 2 de maio, começa o período destinado à retificação. Mesmo que incompleta é melhor transmitir a declaração para evitar a multa para depois fazer as correções necessárias. Por falar em penalidade, aquele que não enviar a declaração estará sujeito à multa mínima de R$165,64 ou 1% do imposto devido. Se não fizer o procedimento de forma alguma, o contribuinte poderá ter o CPF suspenso ou bloqueado.

A Receita Federal pagará a restituição do IRPF em sete lotes, entre junho e dezembro deste ano. O primeiro lote será pago em 16 de junho, o segundo em 17 de julho e o terceiro em 15 de agosto. O quarto, quinto e sexto lotes serão pagos, respectivamente, em 15 de setembro, 16 de outubro e 16 de novembro. O sétimo e último lote está previsto para ser pago em dezembro. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por