CIDADE

Coordenador do programa Escola de Gestores abre curso para diretores

O objetivo é formar as pessoas que participam do processo de gestão das escolas, como diretores, vices, pedagogos

Publicado em 23/04/2017 às 15:39Atualizado em 16/12/2022 às 13:49
Compartilhar

O doutor em Educação Breynner Ricardo de Oliveira, coordenador-geral do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), virá a Uberaba, na próxima terça-feira (25), para a abertura do Curso de Gestores de escolas municipais. O curso é promovido pela Casa do Educador e a aula acontece no anfiteatro da PMU.

O objetivo é formar as pessoas que participam do processo de gestão das escolas, como diretores, vices, pedagogos e assessores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Até dezembro de 2017, às terças-feiras, os gestores educacionais serão subdivididos em três turmas e terão aulas sobre processos democráticos e gestão em todos os sentidos. De acordo com Andrea Richitelli, coordenadora pedagógica da Casa do Educador, os temas serão variados e haverá também a realização de seminários para apresentação dos assuntos estudados. “No curso os alunos poderão se aprofundar e discutir assuntos como a filosofia da rede municipal, a gestão democrática e os diversos tipos de relações em que o gestor atua, como, por exemplo, a gestão do espaço, do tempo, a financeira e a interpessoal”. Os profissionais das 69 unidades escolares serão convidados a participar do curso.

Silvana Elias, secretária de Educação, considera o momento oportuno para os diretores e demais profissionais da área. “Os professores sempre recebem formação e, por isso, pensamos nos gestores, que também precisam de respaldo para o trabalho proposto pela Semed, e fazermos uma ponte para a gestão democrática e participativa que queremos construir entre a Semed, a escola, os alunos e a comunidade”, completa.

O professor Breynner Ricardo de Oliveira tem experiência na área de políticas públicas, com ênfase em implementação, avaliação e monitoramento de políticas sociais e educacionais. Desenvolve pesquisas no campo da avaliação e implementação de políticas educacionais e sociais vinculadas às instituições e organizações no nível local, com foco nos processos decisórios, na percepção dos atores envolvidos, nas estratégias de implementação, nos efeitos institucionais produzidos e na dinâmica de trabalho dos sujeitos a elas vinculados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por