CIDADE

Trabalhadores dormem na fila do Sine em busca do seguro-desemprego

Uberabenses têm passado a noite na porta do Sine para conseguir uma das 40 senhas,que é distribuída diariamente às 7h30

David Tschaikowsky
Publicado em 30/03/2017 às 10:59Atualizado em 16/12/2022 às 14:18
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Foto/Jonas Rodrigues/G1 Triângulo Mineiro

Trabalhadores uberabenses estão enfrentando dificuldade para conseguir retirar senha no Sistema Nacional de Empregos (SINE), para darem entrada no seguro-desemprego.

Segundo a reportagem apurou, são distribuídas 40 senhas por dia. Por isso, muitas pessoas estão passando a noite toda na porta do SINE para conseguir uma senha, que é distribuída diariamente às 7h30. Outra opção para dar entrada no benefício é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI), onde o agendamento é feito via online, mas os usuários reclamam que o site vive indisponível ou não tem data para fazer o agendamento.

Em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Uberaba informa que a UAI atualmente não tem atendido à demanda, acarretando ao município número superior de atendimento. A nota reforça, ainda, que na atual gestão foi duplicado o número de atendimento e existe um projeto em elaboração na Codiub para que este serviço seja feito de forma eletrônica no Sine Uberaba, com agendamento prévio, para evitar filas desnecessárias.

Já a assessoria da Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informa que o novo sistema do Portal MG não interferiu na oferta de vagas para atendimentos na UAI. A agenda continua sendo aberta por um período de 10 dias e todos os dias são liberadas novas vagas em horários alternados para este intervalo. Para aliviar a demanda, algumas providências estão sendo tomadas, como remanejamentos de colaboradores e adequação da grade de vagas para aumentar a disponibilidade.

No entanto, é importante esclarecer que o serviço de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e entrada no Seguro-desemprego, de competência do Ministério do Trabalho e Emprego, passou por um período de suspensão no último ano para migração de sistema do Ministério, o que gerou grande procura pelo serviço na UAI desde o retorno do atendimento, em outubro de 2016.

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