CIDADE

João Eurípedes Sabino assume presidência da ALTM em sucessão a Ilcéa Borba

A nova diretoria da ALTM, que comandará a instituição no próximo biênio 2017/2019, foi empossada na manhã de ontem

Letícia Morais
Publicado em 30/03/2017 às 07:14Atualizado em 16/12/2022 às 14:19
Compartilhar

Neto Talmeli

Engenheiro e escritor João Eurípedes Sabino foi empossado ontem na sucessão de Ilcéa Borba na Academia de Letras

A nova diretoria da Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM), que comandará a instituição no próximo biênio 2017/2019, foi empossada na manhã de ontem. A cerimônia ocorreu em sua sede, localizada na rua Lauro Borges, e contou com a participação de diversos acadêmicos, incluindo a ex-presidente e psicóloga Ilcéa Borba Marquez.

Ilcéa, que teve como o grande marco da sua gestão a conquista da nova sede da Academia, destaca o contrato de comodato de dez anos, que pode ser renovado. “Quando entrei na Academia, nós tivemos que ficar um tempo procurando lugar para encontrar e fazer as reuniões. Agora, temos um lugar fixo durante dez anos, que pode ser renovável. Isso nos dá tranquilidade e segurança”, comemora a psicóloga. Outro ponto destacado por Ilcéa é a expansão do alcance da ALTM. “Visitando as cidades do Triângulo e indo à capital mineira para levar o produto do nosso trabalho. Essa expansão e criação de vínculos, acredito que seja outro ponto forte da nossa gestão”, avalia Ilcéa.

Em entrevista à Rádio JM, o presidente empossado João Eurípedes Sabino reforça a importância da sede própria da instituição e o estabelecimento de horário de visitação. Entre as metas iniciais, ele destaca a congregação dos acadêmicos. “De forma afetiva e compreensiva, para que cada um tenha seu espaço. Além de estimular o lançamento de obras, apoiar os acadêmicos, que é uma tarefa muito difícil, pois estamos em um país de muitos eleitores, mas de minguados leitores”, avalia o presidente, salientando que irá estimular a leitura, estabelecendo parcerias com bibliotecas, escolas e universidades.

Em seu discurso de posse, João Eurípedes se emocionou e agradeceu a oportunidade de presidir a instituição. Lembrando que a nova diretoria da ALTM tem Arahilda Gomes Alves como vice-presidente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por