CIDADE

Melhoria do índice de confiança do consumidor leva otimismo a lojistas

O indicador, medido pela Fundação Getulio Vargas, atingiu 85,3 pontos em uma escala de zero a 200, o maior nível desde 2014

Letícia Morais
Publicado em 28/03/2017 às 07:20Atualizado em 16/12/2022 às 14:22
Compartilhar

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 3,5 pontos em março. O indicador, medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu 85,3 pontos em uma escala de zero a 200, o maior nível desde dezembro de 2014, quando atingiu 86,4 pontos.

Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Fúlvio Ferreira, os lojistas têm começado a sentir essa elevação da confiança na cidade, ainda de forma discreta. “Esse indicativo é muito positivo para o setor produtivo como um todo. Por estar na ponta, o comércio sente essa confiança do consumidor, que volta às lojas, e essas, por sua vez, voltam a comprar das fábricas. Portanto, aos poucos, a economia volta a funcionar”, analisa o líder classista.

Conforme o índice da FGV, a alta foi influenciada pelos aumentos da confiança no presente e do otimismo em relação ao futuro. O Índice de Expectativas, responsável por avaliar as opiniões dos consumidores em relação aos próximos meses, avançou 5,1 pontos e obteve 95,7 pontos, o maior patamar desde fevereiro de 2014 (100,7). Já o Índice da Situação Atual, que mede a confiança dos consumidores, subiu 1,2 e atingiu 71,5 pontos, o maior nível desde agosto de 2015 (71,8).

Com isso, a expectativa de Fúlvio Ferreira é que no segundo semestre deste ano o Brasil volte a “retomar a sua caminhada”. Ele destaca, ainda, que para melhorar essa confiança com o uberabense, os lojistas são orientados a capacitar os funcionários, não só quanto ao atendimento, mas de gestão. “Isso para que tenham competência para mostrar mercadorias, superar expectativas e atender muito bem, no momento em que muitos clientes reclamam de algumas empresas que não atendem como deveriam”, completa Fúlvio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por