CIDADE

Morre aos 79 anos ex-diretor da ABCZ, Fernando Paranhos

O pernambucano é pai do ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira

Marconi Lima
Publicado em 27/03/2017 às 07:16Atualizado em 16/12/2022 às 14:23
Compartilhar

Foto/ Reprodução

Luiz Fernando Paranhos Ferreira foi diretor da ABCZ em duas gestões

Morreu ontem, aos 79 anos, em Recife, o pecuarista Luiz Fernando Paranhos Ferreira. O pernambucano é pai do ex-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira.

Fernando Paranhos Ferreira nasceu em Recife, capital do estado de Pernambuco, em 27 de dezembro de 1936, filho de Pedro Luiz Paranhos Ferreira Filho e Alita Cantalice Paranhos Ferreira. Foi casado com Anna Margarida Leoni de Souza, com quem teve três filhos: Luiz Fernando Paranhos Ferreira Filho, Luiz Cláudio de Souza Paranhos Ferreira e Pedro Luiz de Souza Paranhos Ferreira (em memória). O segundo e atual matrimônio com Silvana Costa de Moraes deu-lhe os filhos João Marcelo Moraes, Gisela Moraes e Sérgio Moraes.

Fernando Paranhos, como era conhecido, foi um dos primeiros a desenvolverem projetos de pecuária no Oeste da Bahia na década de 70. O pecuarista também implantou projetos agropecuários em Pernambuco e Minas Gerais, trabalhou com seleção genética de bovinos leiteiros, equinos e, ultimamente, desenvolvia um trabalho de seleção da raça nelore.

Entre os anos de 1972 e 1975, foi presidente da Sociedade Nordestina dos Criadores, sendo homenageado constantemente por diversas entidades ligadas ao agronegócio, através da concessão de comendas e troféus.

Na ABCZ, foi diretor em duas gestões (gestão João Gilberto Rodrigues da Cunha – 1988 a 1990 – e gestão Heber Crema Marzola – 1990 a 1992), sendo homenageado com o Mérito ABCZ em 2011.

O corpo de Fernando Paranhos foi cremado ainda ontem, às 18h, no Morada da Paz, em Recife.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por