CIDADE

Saúde antecipa campanha de imunização contra gripe

A vacinação terá início dia 10 de abril, para profissionais da Saúde, e no dia 17, as doses estarão disponíveis para a população e professores

Geórgia Santos
Publicado em 27/03/2017 às 07:15Atualizado em 16/12/2022 às 14:23
Compartilhar

Neto Talmeli

Segundo Robert Boaventura, nos próximos dias serão repassados os informativos aos profissionais do município

Ministério da Saúde antecipa campanha nacional de vacinação contra a gripe e a Secretaria Municipal de Saúde inicia a capacitação de profissionais. Este ano, a campanha terá início no dia 10 de abril, com a vacinação dos profissionais da Saúde, e a partir de 17 de abril, as doses estarão disponíveis para a população, inclusive para os professores, que foram incluídos no público alvo.

De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância Edpidemiológica, Robert Boaventura de Souza, em reunião com os representantes do Estado foram repassadas as informações necessárias, sobretudo quanto ao público alvo, e nos próximos dias serão repassados os informativos aos profissionais do município. Além disso, logo será concluído um curso de capacitação para aplicação das vacinas.

Conforme o calendário, de 10 a 19 de abril será realizada a vacinação dos profissionais da Saúde; do dia 17 abril a 19 de maio, a vacinação será aberta para todo o público alvo, que neste ano serão incluídos os professores, tanto da rede pública quanto particular. “Portanto, além da antecipação, neste ano a campanha de vacinação contra gripe conta com dois diferenciais, que é são o período exclusivo para imunização dos profissionais da Saúde e a inclusão dos professores no público alvo”, frisa Robert.

Em anos anteriores, a secretaria sempre disponibilizou doses aos educadores da rede pública. “Quando atingíamos a meta, sempre solicitávamos ao Estado um pouco mais de doses e, com as sobras, era realizada a vacinação dos professores. Agora, como eles fazem parte do grupo prioritário, estamos fazendo um levantamento sobre a quantidade de professores para solicitar essa quantidade a mais de doses”, diz.

Por sua vez, o superintendente Regional de Saúde, Ivan José da Silva, diz que ainda não chegaram as vacinas, que provavelmente serão encaminhadas poucos dias antes do início da campanha. “Este ano a campanha foi antecipada e isso é bom para que a população já esteja imunizada antes do início do inverno, período em que são registrados casos de influenza, e dessa forma vamos prevenir as gripes e pneumonias. Nossa meta é vacinar 90% da população alvo”, explica Ivan.

Ele lembra que, diferente do ano passado, quando houve atraso na entrega da vacina e a campanha começou só no final de abril, desta vez as doses serão enviadas no período correto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por