CIDADE

Após forte chuva, Outono começa hoje

Estação teve início às 7h29, horário de Brasília. A partir daí, dias ficam menores até início do inverno, em 21 de junho

Publicado em 20/03/2017 às 09:24Atualizado em 16/12/2022 às 14:31
Compartilhar

Foto/Leitor JM

Forte chuva neste sábado deixou a cidade debaixo d'água, causando diversos estragos, sobretudo na região central 

O outono começou nesta segunda-feira (20), às 7h29, horário de Brasília, quando ocorre o equinócio no hemisfério sul. Nessa data, dia e noite terão praticamente a mesma duração. À medida que a estação avança, os dias ficam menores até o início do inverno, em 21 de junho.

"Do ponto de vista astronômico, a característica mais marcante é que, no início do outono, os dias e as noites têm o mesmo comprimento", explica a pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional. Segundo ela, a inclinação dos raios solares é o motivo para a queda das temperaturas durante o outono.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), as temperaturas em todo o País devem se manter na média histórica, com exceção da Região Sul, que deve registrar temperaturas mais altas.

"O começo do outono ainda é quente, porque o clima está mais relacionado com o verão do que com o inverno. Se chegar uma frente fria, a temperatura cai", afirma a meteorologista Renata Tedeschi, do CPTEC/Inpe.

Em Uberaba. Temperatura média a ser registrada em Uberaba nesta segunda-feira é de 23ºC, com sensação térmica de 24ºC. Céu encoberto a nublado, com 60% de umidade. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora e trovoadas isoladas. A previsão segue para os próximos dias, com possibilidade de chuvas durante toda a semana.

Fonte: Agência Brasil, com informações do ClimaTempo

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por