CIDADE

Moradores ficam indignados com fábrica desativada no Gameleiras

Ricardo Silva, morador da rua Antídio de Almeida, onde a antiga fábrica fica localizada, acionou a reportagem do Jornal da Manhã para relatar o descaso que há no local com a comunidade

Sarah Parro
Publicado em 18/02/2017 às 08:35Atualizado em 16/12/2022 às 15:05
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

O abandono da antiga fábrica da Skala Cosméticos está gerando mal-estar entre os moradores do entorno do Parque das Gameleiras. Ricardo Silva, morador da rua Antídio de Almeida, onde a antiga fábrica fica localizada, acionou a reportagem do Jornal da Manhã para relatar o descaso que há no local com a comunidade.

“Eu moro há 15 anos no bairro e o lugar é uma sujeira. Até cachorro morto eles jogam dentro da fábrica. O dono nem aqui mora. Está cheio de lixo no passeio e no interior do antigo estabelecimento. Existem vários bichos peçonhentos invadindo as residências. Não sabemos mais a quem recorrer para solucionarmos os problemas que essa antiga fábrica traz aos moradores”, desabafa o pintor. Ainda de acordo com Ricardo, o imóvel está abandonado, com diversas janelas quebradas e água parada, sendo que o combate ao mosquito Aedes aegypti é feito somente no exterior.

Procurado pela reportagem, Antônio Carlos Cerqueira, corretor e responsável pelo imóvel, disse que o proprietário não mora em Uberaba e que duas vezes ao ano faz uma limpeza no local. “Já solicitei a ajuda da Prefeitura para a limpeza e dar um destino a este imóvel, que está sob os meus cuidados há três anos. Precisamos rapidamente socializar o lugar”, afirma Cerqueira.

Em nota, o Departamento de Controle de Zoonoses esclareceu que o prédio teve uma vistoria técnica nesta semana. Na ocasião, foi realizado o controle químico, com utilização de larvicidas, e nebulização, por meio de bombas costais (UBV portátil), para evitar futuras proliferações do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e da febre amarela urbana. O departamento reiterou ainda ser a segunda vez que equipe esteve no local somente em 2017. A primeira vistoria para o combate ao mosquito ocorreu no dia 26 de janeiro. Ainda em nota, esclareceu que o local faz parte de um cronograma de monitoramento com visitas da equipe de Pontos Estratégicos do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias de 15 em 15 dias.

Limpeza e destinação. À reportagem, o Departamento de Posturas salientou que, pela legislação vigente, o proprietário ou possuidor de imóvel ou terrenos particulares é quem tem obrigação de manter a área limpa e salubre. “O departamento atua notificando o local de acordo com o Código de Posturas vigente no município, aplicando as multas, se necessário”, diz nota.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo admite que o responsável pelo imóvel repassou informações do local para que empresas interessadas possam se instalar. A Sedec esclareceu que realiza esta demanda disponibilizando locais disponíveis para futuros empreendimentos na cidade de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por