CIDADE

Chuvas estão dentro da média e vão continuar nos próximos dias

Segundo o meteorologista do Inmet Luiz Ladeia, a quantidade de chuva dos últimos dias está dentro do normal

Geórgia Santos
Publicado em 24/01/2017 às 22:27Atualizado em 16/12/2022 às 15:33
Compartilhar

Dias chuvosos continuam, mas densidade pluviométrica está dentro da média. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Ladeia, a quantidade de chuva dos últimos dias está dentro do normal, nem mesmo atingiu a média prevista para este mês.

“A quantidade de chuva que vem ocorrendo no Triângulo Mineiro está dentro da expectativa, seguindo a previsão feita desde o mês de novembro do ano passado, de que a tendência seria de chuva dentro da média no período de dezembro, janeiro e fevereiro”, explica o meteorologista.

Ladeia destaca que chover bastante em janeiro é uma situação comum, é uma característica do período do ano. “Algumas pessoas podem estranhar, ou ter a impressão de que está chovendo acima da média, isso porque nos últimos anos as chuvas deixaram de acontecer, o que foi uma situação atípica”, diz.

Para os próximos dias as chuvas continuam. De acordo com Ladeia, formou-se sobre a região uma zona de convergência do Atlântico sul, atingindo o Triangulo Mineiro e o Sul de Minas. Serão, então, dias de pancadas de chuvas e trovoadas. O mês se encerra com muita chuva, o sol pode surgir no início do dia, mas a tendência é que o tempo feche durante a tarde e a chuva caia.

Quanto à previsão para o mês que vem, o meteorologista diz que ainda está sendo feito monitoramento para caracterizar o clima em fevereiro, mas em princípio pelo menos os primeiros dias serão de chuva. “Mas estamos de olho, pois vimos um indicativo de que a chuva pode ficar ligeiramente abaixo da expectativa”, explica Ladeia. Portanto, nestes dias a umidade relativa do ar deve variar entre 95%, caindo até 50% durante a tarde. E a temperatura estará entre 19° a 29°.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por