CIDADE

Visitação na penitenciária local oferece riscos, segundo denúncia

O titular da 6ª Promotoria de Justiça de Execuções Penais, promotor Emmanuel Aparecido Carapunarla, está investigando denúncia enviada à Ouvidoria do Ministério Público de Minas

Thassiana Macedo
Publicado em 24/01/2017 às 07:41Atualizado em 16/12/2022 às 15:33
Compartilhar

Foto/Neto Talmeli

Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, de Uberaba, estaria sob o risco de fuga em massa, diante da fragilidade do sistema de visitação

O titular da 6ª Promotoria de Justiça de Execuções Penais, promotor Emmanuel Aparecido Carapunarla, está investigando denúncia enviada à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais que revela suposta fragilidade do sistema de visitação em vigor na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. Segundo a denúncia, no horário de visitação, presos e visitantes andam livremente pelos pavilhões. No último dia 9, o promotor enviou ofício ao diretor-geral e à Corregedoria da Secretaria do Estado, dando prazo de 15 dias para manifestação.

De acordo com a representação feita por meio da Ouvidoria no portal do MP, após assumir a gestão da Penitenciária de Uberaba, em 2010, o diretor-geral, Itamar Rodrigues da Silva Júnior, teria autorizado mudanças no processo de visitação social, desrespeitando os dispositivos legais e negligenciando as determinações da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), colocando em risco a vida dos servidores lotados na unidade.

Documento revela que a visitação ocorre com todas as galerias e celas abertas, simultaneamente, em todos os pavilhões, nos fins de semana. A medida coloca cerca de 1.900 pessoas, entre presos e visitantes, contidos apenas por um cadeado por pavilhão. Dessa maneira, os denunciantes alertam que a estrutura, feita para abrigar 986 presos, abriga atualmente 1.507, e que é protegida apenas por seis cadeados, bastando quebrar um para liberar mais de 200 pessoas de uma só vez. 

Além disso, a unidade conta hoje com o registro de 260 agentes penitenciários, porém 60 encontram-se afastados e o restante está distribuído em quatro equipes. A denúncia alerta que, em razão do número de presos, conforme a legislação, a Penitenciária de Uberaba deveria ter, no mínimo, 600 agentes em serviço.

Após inúmeras denúncias, a Corregedoria enviou equipe técnica em 2015, cujo relatório informou que a unidade não dispõe de locais adequados a visitação. Porém, conforme a representação, isso não seria verdade, já que cada pavilhão possui pátio destinado para as visitas. O documento revela ainda que “mesmo que a Polícia Federal esteja ou não investigando participações de servidores em benefício da facção criminosa PCC, o processo de visitação social está intimamente ligado à fragilidade da segurança e precisa imediatamente ser adequado à lei [Lei Estadual nº 869, de 5 de julho de 1952] antes que possamos ter confrontos e fuga em massa”.

A reportagem do Jornal da Manhã procurou o diretor-geral Itamar Rodrigues da Silva Júnior, para se posicionar sobre a denúncia que, por sua vez, solicitou que a Secretaria de Administração Prisional fosse consultada. A assessoria de imprensa da Secretaria encaminhou nota dizendo que não fornece informações a respeito de respostas encaminhadas ao Ministério Público, devido ao sigilo de dados que cercam os casos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por