CIDADE

Procon instaura investigação sobre recusas de atendimento da Unimed

O processo de investigação preliminiar é em decorrência ao elevado número de consumidores reclamando do serviço prestado

Publicado em 22/01/2017 às 10:22Atualizado em 16/12/2022 às 15:34
Compartilhar

Devido à alta procura de consumidores à Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), reclamando do serviço prestado pela Unimed Uberaba, a fundação instaurou um processo de investigação preliminar, de forma a ouvir as explicações dos envolvidos e, assim, determinar a abertura de um processo contra a empresa.

Muitos consumidores têm apresentado queixas quanto à decisão da Unimed Uberaba de impedir que beneficiários de planos de saúde originários de outras cidades possam escolher o laboratório de sua preferência para realizar exames aqui, no município. Os uberabenses que possuem planos corporativos e específicos, ligados a cooperativas Unimed de outras cidades, reclamam que a Unimed Uberaba tem direcionado a demanda por exames, exclusivamente, ao laboratório Lamel, que teria sido adquirido pela cooperativa local, recentemente.

O presidente do Procon, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, apontou que não existem indícios suficientes para abrir processo administrativo. “Neste primeiro momento, estamos chamando os envolvidos para esclarecimentos. Vamos analisar caso por caso, uma vez que os contratos feitos em outras cidades apresentam particularidades distintas, de acordo com as políticas de cada Estado e Município. Dependendo do resultado, será aberto um processo para promover um acordo junto ao Procon, ou a empresa poderá inclusive ser punida, com multa e demais ações administrativas”, explica Rodrigo Mateus.

O Procon requisitou formalmente explicações das empresas envolvidas, que têm prazo legal de dez dias para responder. E, também, irão buscar informações junto aos consumidores e aos demais envolvidos. “Já começamos a agendar com alguns consumidores que entraram em contato pelo telefone. Estamos na fase de coleta de informação para proceder com análise desses contratos e, depois disso, determinar a abertura ou não de processo administrativo”, pontua o presidente do Procon.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por